Ensaios

Nem só de ficção vive Stephen King. Ao longo de sua carreira, o Mestre do Horror Moderno também fez questão de expor seus pensamentos sobre inúmeros assuntos. Através de revistas, blogs e, claro, seus próprios livros, King publicou ensaios e discutiu diversos temas. Confira a seguir a relação de grande parte desses ensaios de não-ficção, incluindo colunas, entrevistas e introduções para livros de outros autores.


King’s Garbage Truck (1969)

Título original: King’s Gargage Truck

Publicado no livro/revista: The Maine Campus (1969)

Sinopse: Na época em que cursava Inglês na Universidade do Maine, em Orono, Stephen King, no início de seus 20 anos, escreveu, entre 20 de fevereiro de 1969 e 21 de maio de 1970, a coluna “King’s Garbage Truck” para o jornal universitário The Maine Campus. Já demonstrando bastante sardonismo e uma vasta cultura, King debatia diversos assuntos, dos mais divertidos aos mais polêmicos.

Personagens: ———-


The Horror Market Writer and the Ten Bears (1973)

Título original: King’s Gargage Truck

Publicado no livro/revista: Writer’s Digest (1973); Kingdom of Fear: The World of Stephen King (1986); Secret Windows (2000)

Sinopse: Neste ensaio, King enumera dez dos principais medos utilizados por contadores de histórias de terror para assustarem seu público, além de dar dicas de publicações interessadas (na época) em escritores iniciantes.


Introdução para Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro (1978)

Título original: Introduction to Frankenstein, Dracula and Dr. Jekyll and Mr. Hyde

Publicado no livro/revista: Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro (1993)

Sinopse: Em seus primeiros anos como escritor profissional, King foi convidado pela editora Signet para escrever uma introdução para uma antologia que contaria com a chamada “Trindade do Horror Clássico”, composta pelos romances Frankenstein, de Mary Shelley; Drácula, de Bram Stoker, e O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stenvenson. Alguns dos elementos desta introdução foram utilizados por Stephen no texto de seu livro Dança Macabra.

Personagens: Frankenstein, Drácula, Dr. Jekyll e Mr. Hyde


How to Scare a Woman to Death (1979)

Título original: How to Scare a Woman to Death

Publicado no livro/revista: Murderess Ink: The Better Half of the Mystery (1979)

Sinopse: Stephen King escreve, em “How to Scare a Woman to Death”, o que o título propõe: um ensaio sobre como assustar as mulheres. Muitas de suas ideias versam sobre o desaparecimento de filhos e luzes que se apagam subitamente. Na mesma edição deste livro, Tabitha King escreve um ensaio chamado “Living with the Bogeyman” (Morando com o Bicho-Papão), na qual tenta desmistificar a imagem de Stephen King como… um bicho-papão.

Personagens: ———-


On Becoming a Brand Name (1980)

Título original: On Becoming a Brand Name

Publicado no livro/revista: Adelina (1980); Fear Itself: The Horror Fiction of Stephen King (1982); Secret Windows (2000)

Sinopse: Através de suas próprias experiências no início de sua carreira, King dá alguns conselhos aos seus leitores aspirantes a escritores que buscam reconhecimento.

Personagens: ———-


Introduction to The Shapes of Midnight (1980)

Título original: Introduction to The Shapes of Midnight

Publicado no livro/revista: The Shapes of Midnight (1980)

Sinopse: Trata-se de uma antologia de contos de terror do escritor Joseph Payne Brennan, para a qual Stephen King colaborou com uma introdução, comentando brevemente sobre as histórias, incluindo uma que se passa numa cidade fictícia chamada Juniper Hill, nome que King, possivelmente, pegou emprestado para batizar o hospício fictício que consta em algumas de suas histórias.

Personagens: ———-


Introduction to The Arbor House Treasury of Horror and Supernatural (1981)

Título original: Introduction to The Arbor House Treasury of Horror and the Supernatural

Publicado no livro/revista: The Arbor House Treasury of Horror and the Supernatural (1981)

Sinopse: Nesta introdução para a coletânea The Arbor House Treasury of Horror and the Supernatural, com o qual colabora com a noveleta “The Crate”, King expõe seus pontos de vista sobre o horror na litetatura.

Personagens: ———-


Introduction to When Michael Calls (1981)

Título original: Introduction to When Michael Calls

Publicado no livro/revista: When Michael Calls (1981)

Sinopse: introdução para o romance When Michael Calls, do autor John Farris. No texto, King explica como Farris se tornou uma inspiração para a escrita dele, e como é inevitável que jovens escritores absorvam o estilo de outros autores que admiram, até que finalmente encontrem seu próprio jeito de escrever histórias.

Personagens: ———-


When is TV Too Scary for Children? (1981)

Título original: When is TV Too Scary for Children?

Publicado no livro/revista: TV Guide (1981)

Sinopse: Neste ensaio, King opina sobre qual é o momento em que a televisão se torna algo assustador demais para crianças. O autor, para corroborar seu ponto de vista, utiliza-se de eventos da vida real que aconteceram com seus ilhos (ainda crianças na época), Naomi, Joe e Owen.

Personagens: ———-


Introduction to Tales from the Nightside (1981)

Título original: Introduction to Tales from the Nightside

Publicado no livro/revista: Tales from the Nightside (1981)

Sinopse: Nesta introdução, King escreve sobre Charles L. Grant, autor desta coletânea de contos. No texto, Stephen menciona suas dificuldades para escrever uma introdução, uma vez que acredita que Grant é um escritor que não precisa de apresentações.

Personagens: ———-


The Importance of Being Forry (1981)

Título original: The Importance of Being Forry

Publicado no livro/revista: Mr. Monster’s Movie Gold (1981)

Sinopse: Na introdução deste livro, que é um almanaque de memorabilias de Forrest J. Ackerman, editor da antiga revista Famous Monsters of Filmland, Stephen King elogia Ackerman e seu trabalho para divulgar o terror através de sua magazine.

Personagens: ———-


Between Rock and a Soft Space (1982)

Título original: Between Rock and a Soft Space

Publicado no livro/revista: Playboy (1982)

Sinopse: Stephen King tem muitas paixões; mais notavelmente o terror. Porém, quando está a fim de escutar música, é rock o estilo escolhido. Neste ensaio, King fala sobre seu amor pelo gênero e pela música em geral.

Personagens: ———-


Visit with an Endangered Species (1982)

Título original: Visit with an Endangered Species

Publicado no livro/revista: Playboy (1982)

Sinopse: Ainda escrevendo para a edição de janeiro de 1982 da Playboy, Stephen King fala agora sobre Mighty John Marshall, um dos rock jocks mais influentes dos Estados Unidos, e por quem o autor demonstra grande admiração.

Personagens: ———-


Foreword to Stalking the Nightmare (1982)

Título original: Foreword to Stalking the Nightmare

Publicado no livro/revista: Stalking the Nightmare (1982)

Sinopse: Para o livro Stalking the Nightmare, de Harlan Ellison, que contém histórias de ficção curtas e alguns ensaios de não-ficção, Stephen King escreve um prefácio elogiando o autor e falando sobre sua influência no mundo da literatura.

Personagens: ———-


The Evil Dead: Why You Haven’t Seen it Yet… and Why You Ought to (1982)

Título original: The Evil Dead: Why You Haven’t Seen it Yet… and Why You Ought to

Publicado no livro/revista: The Twilight Zone Magazine (1982)

Sinopse: Neste ensaio para a revista The Twilight Zone, King escreve um texto incentivando o leitor a assistir ao clássico cult “The Evil Dead”, conhecido no Brasil como A Morte do Demônio ou Uma Noite Alucinante, que tem direção de Sam Raimi, e que fora lançado em 1981 nos cinemas norte-americanos.

Personagens: ———-


Introduction to Tales by Moonlight (1982)

Título original: Introduction to Tales by Moonlight

Publicado no livro/revista: Tales by Moonlight (1983)

Sinopse: Tales by Moonlight é uma antologia de contos de terror de vários autores, editada por Jessica Amanda Salmonson. Stephen King contribui com uma introdução onde ele é (extremamente) honesto ao falar da péssima qualidade de algumas histórias contidas neste livro (mantendo a classe, “sem dar nome aos bois”), mas elogiando as que são realmente boas.

Personagens: ———-


An Evening at the Billerica (Massachusetts) Library (1983)

Título original: An Evening at the Billerica (Massachusetts) Library

Publicado no livro/revista: Dissecando Stephen King (1988); Secret Windows (2000)

Sinopse: Trata-se de uma transcrição de uma palestra ministrada por King em 1983, na biblioteca de Billerica, em Massachusetts. Ela acabou sendo publicada no livro Dissecando Stephen King, de Tim Underwood e Chuck Miller, e mais tarde em Secret Windows.

Personagens: ———-


Interview for Playboy (1983)

Título original: Interview for Playboy

Publicado no livro/revista: Playboy (1983); Dissecando Stephen King (1988); The Stephen King Companion (1989)

Sinopse: Alguns meses após lançar Christine, Stephen King concedeu uma entrevista para a edição de junho de 1983 da revista Playboy. Eric Norden, o jornalista responsável pela entrevista, conversou com o Mestre do Horror Moderno durante duas semanas para poder formular seu texto.

Personagens: ———-


Crosswords for Games (1983)

Título original: Crosswords for Games

Publicado no livro/revista: Games (1983)

Sinopse: Acredite ou não, mas Stephen King cedeu um pouco de seu tempo para atender ao pedido da revista Games, e escrever as pistas de um jogo de palavras-cruzadas cuja temática seria a cultura popular do terror.

Personagens: ———-


Introduction to Frankenstein (1983)

Título original: Introduction to Frankenstein

Publicado no livro/revista: Frankenstein (1983)

Sinopse: Stephen King escreve um prefácio agora totalmente dedicado ao romance Frankenstein, de Mary Shelley, que, nesta edição da Marvel, foi ilustrada por seu colega, Bernie Wrightson (que fez as ilustrações de A Hora do Lobisomem). A introdução de King se divide em duas partes; uma falando sobre o romance e a outra sobre o trabalho de Wrightson.

Personagens: Frankenstein


Castle Rock (1985)

Título original: Castle Rock

Publicado no livro/revista: Castle Rock (1985)

Sinopse: Entre janeiro de 1985 e dezembro de 1989, Stephanie Spruce Leonard (irmã de Tabitha e secretária de King), ficou responsável pela publicação de “Castle Rock”, uma newsletter que contava as novidades sobre o autor, matérias, além de, ocasionalmente, alguns ensaios e contos de Stephen e Tabitha.

Personagens: ———-


The Politics of Limiteds (1985)

Título original: The Politics of Limited

Publicado no livro/revista: Castle Rock (1985)

Sinopse: Neste ensaio, publicado na Castle Rock, Stephen King fala sobre o que acha de autorizar as publicações de edições especiais de seus livros.

Personagens: ———-


Faces of Fear (1985)

Título original: Faces of Fear

Publicado no livro/revista: Faces of Fear (1985)

Sinopse: Trata-se de um livro escrito pelo jornalista, escritor e advogado Douglas E. Winter, no qual ele entrevista diversos autores de histórias de terror, incluindo, é claro, Stephen King. Além de King, Clive Barker, William Peter Blatty, Robert Bloch, Richard Matheson e Peter Straub compõem a liga de entrevistados.

Personagens: ———-


Big Jim Thompson: An Appreciation (1986)

Título original: Big Jim Thompson: An Appreciation

Publicado no livro/revista: Now and On Earth (1986)

Sinopse: Uma reimpressão do primeiro romance publicado pelo escritor Jim Thompson. Na introdução, Stephen King enaltece o trabalho de Thompson (a quem ele curiosamente chama de “Big Jim”), e sua colaboração para a literatura norte-americana.

Personagens: ———-


On the Far Side (1986)

Título original: On the Far Side

Publicado no livro/revista: The Far Side Gallery 2 (1986)

Sinopse: “The Far Side Gallery” era uma coletânea com diversos cartuns cômicos. Para este volume, Stephen King provou que entende do assunto, e colaborou com um prefácio intitulado “On the Far Side”, no qual comenta o trabalho de Gary Larson (autor do livro), e de outros desenhistas, como Charles Schulz (criador de Charlie Brown / Peanuts).

Personagens: ———-


Banned Books and Other Concerns: The Virginia Beach Lecture (1986)

Título original: Banned Books and Other Concerns: The Virginia Beach Lecture

Publicado no livro/revista: The Stephen King Companion (1989); Secret Windows (2000)

Sinopse: Em 22 de setembro de 1986 (um dia após seu aniversário de 39 anos), Stephen King concedeu uma palestra em Virginia Beach falando, principalmente, da cultura de banir livros considerados polêmicos (os quais incluem-se alguns seus).

Personagens: ———-


Why I Chose Batman (1986)

Título original: Why I Chose Batman

Publicado no livro/revista: Batman nº 400 (1986)

Sinopse: Na edição comemorativa que celebrava as 400 edições da revista do Batman, Stephen King contribuiu com um prefácio intitulado “Why I Chose Batman”, que fala sobre sua preferência pelo Homem-Morcego entre os heróis da DC (mas ele também fala de seu carinho pelo Superman).

Personagens: Batman, Superman


The Dreaded X (1986)

Título original: The Dreaded X

Publicado no livro/revista: Castle Rock

Sinopse: Neste ensaio para mais uma edição da newsletter “Castle Rock”, Stephen King fala sobre o único filme que dirigiu na vida: “Comboio do Terror”, e como ele acha que foi prejudicado por ser obrigado a evitar a classificação indicativa X (nos Estados Unidos equivale a filmes que devem ser assistidos somente por maiores de 17 anos) ao pegar leve nas cenas mais brutais.

Personagens: ———-


Introduction to The Ideal, Genuine Man (1987)

Título original: Introduction to The Ideal, Genuine Man

Publicado no livro/revista: The Ideal, Genuine Man

Sinopse: Mais uma introdução escrita por King para um de seus escritores favoritos. Don Robertson publicou em 1987 The Ideal, Genuine Man pela Philtrum Press, a editora caseira de King, na qual ele também havia lançado os primeiros capítulos de “The Plant”.

Personagens: ———-


Introduction to Joe Bob Goes to the Drive-In (1987)

Título original: Introduction to Joe Bob Goes to the Drive-In

Publicado no livro/revista: Joe Bob Goes to the Drive-In

Sinopse: Stephen King colaborou com mais um prefácio, desta vez para o livro Joe Bob Goes to the Drive-In, que trata da carreira do crítico de cinema Joe Bob, famoso por abusar da comédia na hora de falar do mundo do cinema.

Personagens: ———-


Essay for Nightmares in the Sky (1988)

Título original: Essay for Nightmares in the Sky

Publicado no livro/revista: Nightmares in the Sky

Sinopse: Para este livro de mesa de centro, Stephen King colaborou com um ensaio acerca do processo da produção da obra em parceria com o fotógrafo f-stop Fitzgerald, que recheou o livro com dezenas de fotos de gárgulas. O ensaio de King, é claro, trata do terror que as gárgulas, aquelas medonhas criaturas que “observam” as pessoas dos topos dos edifícios (especialmente os de Nova York), proporcionam.

Personagens: ———-


Abaixe a Cabeça (1990)

Título original: Head Down

Publicado no livro/revista: The New Yorker (1990); Pesadelos e Paisagens Noturnas (1993)

Sinopse: Neste ensaio de não-ficção, King narra como foi a temporada de 1989 da equipe de seu filho Owen, o Bangor West, durante a competição da Pequena Liga. O texto foi publicado originalmente na revista The New Yorker, e depois incorporado à antologia Pesadelos e Paisagens Noturnas.

Personagens: ———-


Perfect Games, Shared Memories (1991)

Título original: Perfect Games, Shared Memories

Publicado no livro/revista: Official 1991 World Series (1991)

Sinopse: Em mais um ensaio sobre beisebol, Stephen King fala de seu amor pelo esporte e o aspecto mágico dessa paixão, que é passada de geração em geração. O autor utiliza, como exemplo, a época em que torcia pelos Dodgers quando criança, porque esse era o time pelo qual sua mãe torcia, e como Owen King, com nove anos, torcia pelos Red Sox, porque era o time pelo qual Stephen torce.

Personagens: ———-


The Neighborhood of the Beast (1994)

Título original: The Neighborhood of the Beast

Publicado no livro/revista: Mid-Life Confidential (1994)

Sinopse: Em 1992, Stephen King se uniu a diversos outros autores, como Dave Barry, Amy Tan, Roy Blount Jr., Robert Fulgham e Matt Groening (criador de “Os Simpsons” e “Futurama”), e formaram a banda The Rock Bottom Remainders. Em 1993, a turma saiu em turnê pelos Estados Unidos; este livro de 1994 documenta os eventos que se passaram durante essa aventura. Para o livro, King colabora com o ensaio “The Neighborhood of the Beast”.

Personagens: ———-


Prefácio de A Garota da Porta ao Lado (1996)

Título original: Introduction to The Girl Next Door

Publicado no livro/revista: A Garota da Porta ao Lado (1996); Secret Windows (2000)

Sinopse: Introdução escrita por King para a republicação do romance A Garota da Porta ao Lado, de Jack Ketchum, em 1996.

Personagens: ———-


The Leaf-Peepers (1998)

Título original: The Leaf-Peepers

Publicado no livro/revista: The New Yorker (1998)

Sinopse: Trata-se de um curto texto escrito por King para a revista The New Yorker acerca das pessoas e turistas que periodicamente se reúnem em frente à sua mansão, em Bangor, para tirar fotos.

Personagens: ———-


An Evening With Stephen King (1999)

Título original: An Evening With Stephen King

Publicado no livro/revista: Secret Windows (2000)

Sinopse: Em 30 de março 1999, meses antes de ser atropelado, Stephen King compareceu a uma palestra na Universidade de Vermont, onde falou de vários tópicos, desde Papai Noel a Lee Harvey Oswald. A palestra foi transcrita no ano seguinte para o livro Secret Windows.

Personagens: ———-


Fenway and the Great White Whale (1999)

Título original: Fenway and the Great White Whale

Publicado no livro/revista: Boston All Star Gam ’99 (1999)

Sinopse: Neste ensaio, King novamente expõe sua eterna paixão pelos Boston Red Sox, e compara a equipe ao capitão Ahab, de Moby Dick, uma vez que, para ele, ambos eram amaldiçoados (uma vez que os Red Sox não ganhavam uma World Series desde 1918 o que mudaria em 2004).

Personagens: ———-


Cone Head (2002)

Título original: Cone Head

Publicado no livro/revista: The New Yorker (2002)

Sinopse: Em nova colaboração com a The New Yorker, King fala neste ensaio sobre um incidente que lhe ocorreu aos 20 anos, quando quase foi preso por retirar cones de trânsito de uma rua, porque eles haviam danificado seu carro.

Personagens: ———-


The Pop of King (2003)

Título original: The Pop of King

Publicado no livro/revista: Entertainment Weekly (2003)

Sinopse: Stephen King foi convidado pela Entertainment Weekly para escrever, algumas vezes no mês, uma coluna de variedades em que debateria os principais assuntos da cultura pop. A coluna de King teve início em 8 de agosto de 2003, e ele resolveu encerrar a parceria em 7 de janeiro de 2011, voltando com colunas raras e esporádicas de 2012 a 2014.

Personagens: ———-


Horror, He Wrote (2005)

Título original: Horror, He Wrote

Publicado no livro/revista: H.P. Lovecraft: Against the World, Against Life (2005)

Sinopse: Neste prefácio para um livro de autoria de Michel Houellebecq sobre o titã do horror, H.P. Lovecraft, Stephen King contribui com um texto que enaltece uma de suas maiores inspirações na carreira, juntamente a Edgar Allan Poe. Ele também fala sobre um conto chamado “Lovecraft’s Pillow” que tentou escrever, mas nunca conseguiu terminar.

Personagens: ———-


Introduction to The Best American Short Stories 2007 (2007)

Título original: Introduction to The Best American Short Stories 2007

Publicado no livro/revista: The Best American Short Stories 2007 (2007)

Sinopse: Em 2007, Stephen King foi convidado a editar uma antologia com contos de terror de diversos autores norte-americanos. O escritor aproveitou para colaborar com um prefácio, falando sobre o livro.

Personagens: ———-


What’s Scary (2010)

Título original: What’s Scary

Publicado no livro/revista: Fangoria (2010)

Sinopse: Neste ensaio para a revista Fangoria, King discute, como o título sugere, o que ele considera assustador na cultura popular do terror. O texto, inclusive, foi aproveitado e inserido como introdução de uma republicação de Dança Macabra em 2010 (nos Estados Unidos).

Personagens: ———-


On Cooking (2011)

Título original: On Cooking

Publicado no livro/revista: Man with a Pan (2011)

Sinopse: Provando que não entende só de literatura, King escreve para o almanaque Man with a Pan um ensaio sobre a arte de cozinhar. O autor, inclusive, inclui uma receita própria de um bolo.

Personagens: ———-


Guns (2013)

Título original: Guns

Publicado no livro/revista: Guns (2013)

Sinopse: Em dezembro de 2012, a escola primária Sandy Hook, em Connecticut, foi palco de um tiroteio que culminou na morte de 20 crianças e oito adultos (incluindo o atirador Adam Lanza, que se matou). Um mês depois, King publicou um ensaio onde questiona o controle (ou a falta dele) dos Estados Unidos quanto ao porte de armas. King, que possui uma arma para defesa, defende que é preciso uma regulamentação mais forte, para evitar que armas de fogo caiam nas mãos de pessoas como Lanza. No texto, o autor ainda relembra a polêmica por trás de seu romance bachmaniano Fúria.

Personagens: ———-


Just a Little Talent (2013)

Título original: Just a Little Talent

Publicado no livro/revista: Hard Listening (2013)

Sinopse: Kathi Kamen Goldmark, a responsável por fundar a banda The Rock Bottom Remandeirs, faleceu em 2012. Para angariar fundos para pagar as despesas hospitalares dela, Stephen King e outros membros do grupo escreveram alguns contos e ensaios que foram publicados neste e-book. A contribução de não-ficção de King se chama “Just a Little Talent”, onde o autor fala de sua paixão pela música.

Personagens: ———-


The Ring (2014)

Título original: The Ring

Publicado no livro/revista: Tin House (2014)

Sinopse: Neste romântico ensaio para a Tin House, Stephen King relembra o dia de seu casamento com Tabitha King, e a importância, para ele, que uma aliança de casamento tem.

Personagens: ———-


Introduction to Six Scary Stories (2016)

Título original: Introduction to Six Scary Stories

Publicado no livro/revista: Six Scary Stories (2016)

Sinopse: Na época do lançamento de O Bazar dos Sonhos Ruins, o jornal The Guardian lançou um concurso que culminaria na escolha, pelo próprio Stephen King, de seis contos escritos por autores aspirantes. Os seis contos foram reunidos neste volume, que conta com uma introdução de King.

Personagens: ———-


How Did We Get Here? (2017)

Título original: How Did We Get Here?

Publicado no livro/revista: The Guardian (2017)

Sinopse: Alguns meses após a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, Stephen King escreveu um ensaio nada bondoso acerca do ex-chefe de Estado para o site do jornal britânico The Guardian.

Personagens: ———-


Foreword to Gwendy’s Magic Feather (2019)

Título original: Foreword to Gwendy’s Magic Feather

Publicado no livro/revista: Gwendy’s Magic Feather (2019)

Sinopse: Embora não tenha colaborado diretamente com Gwendy’s Magic Feather, a sequência de A Pequena Caixa de Gwendy, King não pôde deixar de pelo menos ajudar seu colega Richard Chizmar com um prefácio para o livro.

Personagens: Gwendy Peterson