Sob a Redoma


Título Original: Under the Dome


Título Traduzido: Sob a Redoma (2012Presente)


Ano de Publicação: 2009


Páginas: 960 (Edição de 2012 – Suma de Letras)


Tradução: Maria Beatriz de Medina


Data de Publicação nos EUA: 10/11/2009


Personagens: Dale Barbara, Julia Shumway, Jim Rennie, Junior Rennie, Joe McClatchey


Conexões: Quatro Estações; A Hora do Lobisomem; Ao Cair da Noite


Personagens Citados: ———-


Sinopse: A pequena cidade de Chester’s Mill esconde alguns indesejáveis segredos. Quando uma redoma gigante cerca a cidade sem qualquer explicação, esses segredos ficam ameaçados. Um grupo, incluindo Dale Barbara, ex-combatente do Iraque, resolve se unir para proteger o interesse comum: a sobrevivência. Contra eles está Jim Rennie, um político corrupto que fará o que for preciso para proteger seus crimes. Quanto mais tempo ficam presos, mais os habitantes de Chester’s Mill percebem o quão fácil seu vizinho pode se tornar seu inimigo.


Adaptações: Under the Dome (20132015)


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Suma de Letras (2012); Suma de Letras (2013)


CURIOSIDADES

– Assim como em Buick 8, King dedica o livro ao seu falecido amigo Surendra Patel.

– Sob a Redoma é a junção dos elementos de dois outros romances que King tentou escrever no passado com a mesma premissa: um livro também chamado Under the Dome (1972) e outro intitulado The Cannibals (1982).

– King explicou que Sob a Redoma é uma crítica social do mesmo naipe que Trocas Macabras.

– Stephen King disse que, do romance original que ele tentou escrever nos anos 1970, só se aproveitou o primeiro capítulo que, ainda assim, foi reeditado para ficar mais sério.

– O livro foi comparado à premissa do longa-metragem Os Simpsons, que havia sido lançado dois anos antes. King, contudo, explicou que a ideia de Sob a Redoma já lhe rondava a cabeça desde a década de 1970.

– A cidade de Chester’s Mill faz fronteira pelo leste com Tarker’s Mill, palco dos eventos do romance A Hora do Lobisomem. É dito que a cidade fica próxima a Castle Rock (Cujo, Trocas Macabras) e à TR-90 (Celular); Derry (It: A Coisa) também é mencionada na história.

– A jornalista Julia Shumway é mencionada na noveleta “N.”, da antologia Ao Cair da Noite, como sendo autora de uma matéria que aparece na história.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– Em determinado momento da história, Junior Rennie expressa seu medo de ser encarcerado na prisão de Shawshank.

– Um dos personagens lê um fórum online em que é opinado que a redoma é um experimento do governo; o autor da opinião compara a situação ao filme “O Nevoeiro”.

– Um dos personagens possui dois filho cujos nomes são Roland e Randall; uma pequena e divertida referência aos personagens Roland Deschain e Randall Flagg.

– Jackie e Linda encontram um papel com o número 1693 escrito, cuja soma dá 19, número importante na mitologia da saga A Torre Negra. Mais tarde, o personagem Aiden é visto usando uma camisa usada da prisão de Shawshank, cujo número de identidade é 9091.

Contém spoilers de It: A Coisa e Buick 8. No decorrer do romance, os personagens encontram um artefato alienígena com a ajuda de um contador Geiger. O objeto dispara clarões roxos irregulares, assim como o carro do romance Buick 8. Além disso, os personagens veem no objeto um símbolo extremamente parecido com aquele que o Clube dos Otários encontram na porta do covil de Pennywise, em It: A Coisa.