O Talismã


Título Original: The Talisman


Título Traduzido: O Talismã (1985Presente)


Ano de Publicação: 1984


Páginas: 752 (Edição de 2013 – Suma de Letras)


Tradução: Mário Molina


Data de Publicação nos EUA: 08/11/1984


Personagens: Jack Sawyer, Speedy Parker, Lobo, Lily Sawyer, Morgan Sloat, Sunlight Gardener


Conexões: A Torre Negra


Personagens Citados: ———-


Sinopse: O jovem Jack Sawyer, de apenas 12 anos, embarca em uma jornada épica quando resolve aceitar a missão de encontrar um poderoso talismã escondido em um universo paralelo conhecido como “Os Territórios”. O objetivo de Jack é usar o artefato para salvar a vida da mãe, que está morrendo graças a um câncer. Os caminhos do menino, porém, estão pavimentados de perigos, e uma conspiração que pode afetar os dois mundos está em andamento.


Adaptações: ———-


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Francisco Alves (1985); Objetiva (2000); Objetiva (2001); Planeta DeAgostini (2004); Ponto de Leitura (2013); Suma de Letras (2013)


CURIOSIDADES

– O livro é dedicado às mães dos dois autores: Ruth King e Elvena Straub.

– Jack Sawyer retornaria em uma nova aventura 17 anos mais tarde, em A Casa Negra. O livro foi uma vez mais escrito em parceria com Peter Straub. Um terceiro livro que fecharia a trilogia de Sawyer foi planejado, mas até hoje segue sem previsão de lançamento.

– Muitos elementos vistos no livro compartilham similaridades com o mundo da saga A Torre Negra.

– A produção de uma adaptação do livro já foi tentada algumas vezes. A mais famosa dessas tentativas ocorreu na década de 1980 e teve o diretor Steven Spielberg no comando. Em 2021, foi anunciado que Spielberg estaria tentando alavancar uma adaptação do romance em parceria com a Netflix.

– Concorreu a ambos Locus e World Fantasy Award em 1985.

– A parceria entre King e Straub teve início em 1977, durante uma visita da família King a Londres. Na capital inglesa, Stephen conheceu Peter e a esposa dele, Susan, e eles se tornaram amigos. Não muito tempo após voltar aos Estados Unidos, King passou a se corresponder com Straub, e a ideia dos dois colaborarem em um romance logo surgiu. Isso foi possível quando Straub se mudou para territórios norte-americanos. Em 1999, os dois se sentaram novamente para iniciar os trabalhos em A Casa Negra.

– Vendeu mais de 880 mil exemplares no ano da publicação.

– Passou 12 semanas em 1º lugar na lista de best-sellers do The New York Times, em um total de 23 semanas. O Talismã ainda passou outras 11 semanas no topo da lista da Publishers Weekly, em um total de 26 semanas nela.

– Adaptado entre 2009 e 2010 em uma série de histórias em quadrinhos que tinha previsão de se estender por 24 edições. Responsável pela publicação dos gibis, a Del Rey Comics acabou desistindo do projeto após o fechamento do primeiro arco, somando apenas seis edições.