Novembro de 63



Título Original: 11/22/63


Título Traduzido: Novembro de 63 (2013Presente)


Ano de Publicação: 2011


Páginas: 728 (Edição de 2013 – Suma de Letras)


Tradução: Maria Beatriz de Medina


Data de Publicação nos EUA: 08/11/2011


Personagens: Jake Epping, Sadie Dunhill, Al Templeton, Lee Harvey Oswald


Conexões: It: A Coisa; Sob a Redoma


Personagens Citados: Beverly Marsh, Richie Tozier, Ernie Calvert


Sinopse: O professor Jake Epping descobre que seu velho amigo Al, dono de um pequeno restaurante, encontrou um portal para o ano de 1958 em seu estabelecimento. Quando Jake comprova a veracidade da anomalia, percebe que tem uma chance única de viver no passado por alguns anos com o objetivo de impedir o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, em 23 de novembro de 1963. Jake, contudo, vai descobrir que mexer com a cronologia dos acontecimentos terá consequências perigosas, porque a linha do tempo não tem a menor intenção de se deixar ser alterada.


Adaptações: 11.22.63 (2016)


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Suma de Letras (2013)


CURIOSIDADES

– Stephen King dedica Novembro de 63 à sua netinha (na época) recém-nascida, Zelda, filha de Joe.

– King teve a ideia para o romance em 1971, antes mesmo da publicação de Carrie, a Estranha. Ele, porém, desistiu de escrevê-lo na época porque entendeu que seria necessário um grande volume de pesquisa (já que seria um romance histórico), bem como um talento mais afinado de escrita; algo que ele não considerava possuir ainda.

– O personagem Ernie Calvert, de Sob a Redoma, é o autor de uma matéria sobre Sadie Dunhill vista ao longo do livro.

– A cidade-natal de Jake é Lisbon Falls, mencionada em algumas outras histórias de King, como “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank” e LOVE: A História de Lisey.

– O título original do romance seria “Split Track”, algo como “Caminho Partido”.

– Após ler diversas teorias da conspiração, King chegou à conclusão de que Lee Harvey Oswald agiu sozinho.

– Durante a história, é dito que o time de futebol americano do colégio de Dallas (DCHS) venceu os Bears de Arnette. Arnette é uma cidade fictícia no Texas vista mais proeminentemente no romance A Dança da Morte.

– King e seu grande colaborador e pesquisador, Russ Dorr, estudaram com afinco os fatos que cercam o assassinato de JFK, bem como o cotidiano da época. Era importante para King acertar até mesmo o preço de uma cerveja ou de um corte de cabelo naquela época. Ele também visitou diversos locais em Dallas ligados ao atentado, como o “Sixth Floor Museum”, da Texas School Book Depository (o local de onde Oswald atirou); a antiga residência de Lee Harvey Oswald; e a casa do general Edwin Walker (que também era um dos alvos de Oswald).


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– A primeira dica de que King estava escrevendo o romance surgiu em uma carta aberta aos leitores publicada na adaptação em quadrinhos da saga A Torre Negra, da Marvel, ainda em 2007. Na carta, Stephen diz que gostaria de contar uma história “sobre um cara que encontra um restaurante que o leva até 1958”, e resolve viver no passado até 22 de novembro de 1963 para tentar impedir o assassinato de JFK. Alguns detalhes que ele sugere nesta carta, contudo, acabaram deixados de lado na versão final do romance; particularmente, o que é dito nesta passagem: “Ele impede o assassinato e se convence de que consertou o mundo, mas quando volta ao presente, o mundo é um pântano nuclear, então ele precisa novamente voltar no tempo e impedir a si mesmo de salvar JFK. Porém, desta vez ele recebeu uma dose fatal de radiação, então é uma corrida contra o tempo”.

– Em certo momento do livro, Jake conta a Al que o pai de Harry Dunning morreu na prisão de Shawshank.

– Nas várias vezes em que Jake viaja para 1958, ele vê um Plymouth Fury vermelho e branco similar a Christine.

– Originalmente, o livro terminaria com Jake encontrando um jornal em 2011 que lhe informava que Sadie havia completado 80 anos, era casada com um homem chamado Trevor Anderson, com quem tivera cinco filhos que, por sua vez, lhe deram 11 netos e seis bisnetos. A pedido de Joe Hill, seu filho, King alterou o final do romance.

Contém spoilers de It: A Coisa: Em sua vida no passado, Jake resolve passar um tempo na Derry de 1958 para impedir uma tragédia. Lá, ele acaba topando com algumas caras familiares: Beverly Marsh e Richie Tozier, do romance It: A Coisa. A seção do livro ocorre cerca de dois meses após Pennywise ter sido derrotado pelo Clube dos Otários pela primeira vez.