Eclipse Total


Título Original: Dolores Claiborne


Título Traduzido: Eclipse Total (1995Presente)


Ano de Publicação: 1992


Páginas: 286 (Edição de 1995 – Francisco Alves)


Tradução: Louisa Ibañez


Data de Publicação nos EUA: xx/11/1992


Personagens: Dolores Claiborne, Selena St. George, Vera Donovan, Joe St. George, Andy Bissette


Conexões: Quatro Estações; Jogo Perigoso


Personagens Citados: Jessie Burlingame


Sinopse: Dolores Claiborne era a esforçada governanta da rica Vera Donovan, mas agora é suspeita de ter matado a patroa. Enquanto a investigação da polícia da ilha de Little Tall se mostra determinada a levar Dolores à condenação, a filha dela, Selena St. George, que havia se afastado de tudo que pudesse ligá-la ao passado, retorna a contragosto para tentar provar a inocência da mãe. Gradualmente, velhas feridas são reabertas, pois esta não é a primeira vez que Dolores Claiborne é acusada de assassinato, e tudo ocorreu anos antes, em uma fatídica tarde permeada por um eclipse total do sol.


Adaptações: Eclipse Total (1995)


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Francisco Alves (1995)


CURIOSIDADES

– King dedica o livro à falecida mãe, Ruth Pillsbury King.

– Lançado no mesmo ano que romance Jogo Perigoso, com o qual compartilha conexões entre personagens e eventos.

– A prisão de Shawshank é mencionada no livro.

– Dolores seria, anos depois, mencionada na minissérie “A Tempestade do Século”, que também se passa na ilha de Little Tall.

– Dolores narra o seguinte, em determinado ponto da história: “Embora fosse apenas cerca de uma e quinze da tarde quando cheguei à cidadezinha, e faltassem umas três horas pro início do eclipse, as ruas estavam tão vazias, que pareciam fantasmagóricas. Isto me fez pensar naquela pequena cidade no lado sul do estado, onde dizem que ninguém mora”. A cidade que Dolores menciona é Jerusalem’s Lot.

– King disse que escreveu a personagem Dolores Claiborne tendo a atriz Kathy Bates em mente. Ele afirmou ter ficado impressionado com a atuação dela na pele da psicopata Annie Wilkes (papel que rendeu a ela um Oscar). Sem surpresa nenhuma, Bates acabou interpretando Dolores na adaptação cinematográfica deste romance.

– King planejava lançar Jogo Perigoso e Eclipse Total em um único volume, que se chamaria In The Path of the Eclipse (“No Caminho do Eclipse”).

– Adaptado em uma ópera em 2013, estrelando Patricia Racette como Dolores Claiborne.

– Último livro de Stephen King lançado no Brasil pela extinta editora Francisco Alves.