Doutor Sono


Título Original: Doctor Sleep


Título Traduzido: Doutor Sono (2014Presente)


Ano de Publicação: 2013


Páginas: 480 (Edição de 2014 – Suma de Letras)


Tradução: Roberto Grey


Data de Publicação nos EUA: 24/09/2013


Personagens: Dan Torrance, Abra Stone, Rose Cartola, Papai Corvo, Billy Freeman


Conexões: ‘Salem; O Iluminado; A Torre Negra


Personagens Citados: Jack Torrance, Wendy Torrance, Dick Hallorann


Sinopse: Trinta anos após quase cair nas garras das manifestações malignas do Hotel Overlook, Dan Torrance tratou de abafar qualquer sinal que poderia ligá-lo ao dom do “iluminado”. Porém, quando Abra Stone, uma garotinha com poderes imensuráveis, se torna alvo de uma gangue implacável de vampiros que suga a energia psíquica dos iluminados, Danny precisará vencer seus próprios demônios e superar o passado se quiser salvá-la.


Adaptações: Doutor Sono (2019)


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Suma de Letras (2014)


CURIOSIDADES

– O livro é dedicado a Warren Zevon, falecido companheiro de King na banda The Rock Bottom Remainders.

– Uma das poucas continuações diretas escritas por Stephen King. Outras foram A Casa Negra (sequência de O Talismã) e a trilogia Mr. Mercedes, além, claro, da saga A Torre Negra.

– King falou pela primeira vez aos fãs sobre seus planos de escrever uma sequência para O Iluminado em 2009, enquanto promovia o lançamento do romance Sob a Redoma. Na ocasião, King fez uma enquete em seu site perguntando se seus leitores estariam mais interessados em ler Doutor Sono, ou um novo livro da saga A Torre Negra (que viria a ser O Vento pela Fechadura). Ao final da enquete, Doutor Sono venceu por 5.861 votos a 5.812 para A Torre Negra. Curiosamente, O Vento pela Fechadura acabou sendo lançado primeiro.

– King leu um trecho do livro pela primeira vez em 23 de setembro de 2011, ao receber o Mason Award. O livro só veio ter seu primeiro rascunho finalizado em novembro daquele ano. No início de 2012, King leu o início do livro no Savannah Book Festival. No mesmo ano, King narrou o prólogo de Doutor Sono, que foi adicionado ao audiobook de O Vento pela Fechadura (também narrado por King).

– O pesquisador Rocky Wood foi contratado para ajudar King a não cometer deslizes que poderiam contradizer os eventos descritos em O Iluminado.

– Uma das inspirações para King escrever o livro foi o gatinho Oscar, que fazia companhia a pacientes do Steere House Nursing and Rehabilitation Center, em Providence, Rhode Island. Diz-se que Oscar era capaz de prever quando os pacientes estavam para morrer, ficando perto deles em suas últimas horas. Até 2015, é dito que Oscar previu cerca de 100 mortes.

– Em determinado momento do livro, Dan Torrance profere as famosas palavras conhecidas dos leitores da saga A Torre Negra: “Há outros mundos além deste”.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– Descrevendo o “Verdadeiro Nó”, King diz que eles são um povo que migra constantemente, nunca ficando em um só lugar. Um dos locais no qual eles ficaram é a cidade de Jerusalem’s Lot, vista no romance ‘Salem.