Sobre a Escrita


Título Original: On Writing


Título Traduzido: Sobre a Escrita (2015Presente)


Ano de Publicação: 2000


Páginas: 256 (Edição de 2015 – Suma de Letras)


Tradução: Michel Teixeira


Data de Publicação nos EUA: 03/10/2000


Personagens: ———-


Conexões: ———-


Personagens Citados: ———-


SinopseSobre a Escrita: A Arte em Memórias é o segundo livro de não-ficção escrito inteiramente por Stephen King. A obra contém narrativas de experiências vividas pelo autor ao longo de toda a sua carreira que ele usa para aconselhar seus leitores, especialmente os que desejam se tornar escritores. Como o próprio King explica, o livro não é exatamente uma autobiografia, mas um conjunto de dicas reunidas por um apaixonado pela literatura para outros apaixonados por ela.

O livro é dividido nas seguintes seções:

Currículo (C.V.): King discute eventos que ocorreram em sua vida e que o influenciaram durante sua carreira como escritor. Na subseção “O que é a escrita”, o autor aconselha o leitor a levar a arte da escrita a sério.

Caixa de Ferramentas (Toolbox): Nesta parte, King explica algumas das mecânicas que envolvem a língua inglesa, dando dicas sobre vocabulário, gramática e estilo de escrita.

Sobre a Escrita (On Writing): Aqui, o autor, por fim, dá seus melhores conselhos para seus leitores que aspiram a ser escritores.

Sobre a Vida – Um Postscriptum (On Life – A Postscript): Inspirado pelo atropelamento que quase o matou, King detalha os momentos que vão desde sua decisão fatídica de caminhar pela Rota 5 na tarde de 19 de junho de 1999, até seus dias dolorosos de recuperação. Na subseção “E, por fim, Parte I: Porta fechada, porta aberta”, ele mostra o processo da escrita do conto “1408”, e em “E, por fim, Parte II: Uma lista de livros” e “Mais do por fim, Parte III”, ele escreve uma lista com seus livros favoritos lidos na época da escrita desta obra.


Adaptações: ———-


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Suma de Letras (2015)


CURIOSIDADES

– O livro não possui dedicatória.

– Segundo livro de King publicado após seu atropelamento quase fatal em 19 de junho de 1999. Este é, inclusive, um dos assuntos abordados pelo autor nesta obra.

– King começou a escrever Sobre a Escrita em 1997. Após completar os capítulos “Currículo” e “Caixa de Ferramentas” no início de 1998, ele pôs a manuscrito da obra de lado. King só retornou sua atenção para o livro em junho de 1999, dias antes de ser atropelado. Após o acidente, o autor teve dificuldades para continuar trabalhando, cogitando, inclusive, parar. Sobre a Escrita foi finalizado apenas em janeiro de 2000.

– O audiobook da obra é narrado pelo próprio Stephen King.

– Na edição de décimo aniversário do livro, publicado em 2010, King atualiza suas dicas de leitura que constam no fim da obra.

– A Entertainment Weekly colocou Sobre a Escrita na 21° posição na lista “The New Classics: Books – The 100 best reads from 1983 to 2008” (as 100 melhores leituras de 1983 à 2008). Este também foi o único livro de King a aparecer na lista.

– O rascunho do conto “1408”, presente neste livro, foi inserido por King apenas com a intenção de ensinar ao leitor como fazer seu próprio esboço. Contudo, King ficou tão intrigado com a história que resolveu terminá-la. Ela seria publicada mais tarde na antologia Tudo é Eventual.