Ao Cair da Noite


Título Original: Just After Sunset


Título Traduzido: Ao Cair da Noite (2011Presente)


Ano de Publicação: 2008


Páginas: 400 (Edição de 2011 – Suma de Letras)


Tradução: Fabiano Morais


Data de Publicação nos EUA: 11/11/2008


Personagens: Richard Sifkitz, John Bonsaint, Curtis Johnson, Scott Staley


Conexões: A Torre Negra


Personagens Citados: ———-


SinopseAo Cair da Noite é a quinta coletânea publicada por King. O livro contém dez contos e três noveletas. Confira a seguir as sinopses das histórias…

Willa (Willa, 2006): um homem que está aguardando um trem em uma estação percebe que sua amada sumiu. Apesar dos avisos dos outros passageiros sobre os perigos que há lá fora, o homem parte em busca de sua querida Willa.

A Corredora (The Gingerbread Girl, 2007): para apaziguar a dor de uma trágica perda, Emily passa a correr compulsivamente, levando seu corpo e músculos ao limite. Ela também resolve passar um tempo numa casa de praia. Nas redondezas, está Jim Pickering, um psicótico que vai testar o vigor de Emily.

O Sonho de Harvey (Harvey’s Dream, 2003): Harvey teve um pesadelo em que recebia uma terrível ligação avisando que uma de suas filhas havia sido atropelada. Enquanto discute o sonho com sua esposa Janet no café da manhã, Harvey começa a perceber sinais de que seu sonho está gradualmente se realizando.

Posto de Parada (Rest Stop, 2003): John, um autor de histórias de suspense, está realmente apertado para ir ao banheiro. Na volta de um encontro com colegas escritores, ele desce num posto de parada para se aliviar. Lá, ele escuta um homem sendo violento com uma mulher. Como é tímido e medroso, John se conforma que não poderá fazer muito para ajudar a moça. Mas talvez o seu pseudônimo possa…

A Bicicleta Ergométrica (Stationary Bike, 2003): com o colesterol nas alturas e determinado a perder peso, Richard compra uma bicicleta ergométrica. Com o passar do tempo, ele vai ficando fisicamente mais saudável, mas também desconfia que seus exercícios possam estar provocando consequências inesperadas.

As Coisas Que Eles Deixaram Para Trás (The Things They Left Behind, 2005): sentindo-se culpado por sobreviver ao atentado do 11 de setembro, Scott descobre, quase um ano depois, que objetos pessoais de seus colegas, com quem trabalhava no World Trade Center, estão surgindo em seu apartamento.

Tarde de Formatura (Graduation Afternoon, 2007): em uma bela tarde, uma jovem vai à casa do seu rico namorado divertir-se na festa de formatura dele. Porém, o evento, que deveria celebrar a conquista do rapaz, é interrompido por algo assustador.

N. (N., 2008): enquanto se corresponde com um amigo de infância, Sheila investiga o suicídio do irmão, um psiquiatra chamado John. A mulher segue pistas que a levam a uma descoberta intrigante sobre o motivo da morte; ela parece estar conectada a um dos pacientes dele um misterioso homem a quem ele chamava de “N.”.

O Gato dos Infernos (The Cat from Hell, 1977): Halston, um matador profissional, é contratado para uma missão no mínimo inusitada: assassinar um gato preto, suspeito de estar envolvido na morte de três pessoas.

The New York Times a Preços Promocionais Imperdíveis (The New York Times at Special Bargain Rates, 2008): uma viúva recebe uma inexplicável ligação de seu falecido marido, que morreu em um desastre de avião dias antes. Ele alerta que uma tragédia também está para acontecer a ela, mas será que a mulher acreditará na premonição?

Mudo (Mute, 2007): durante uma viagem de carro, Monette dá carona a um homem surdo-mudo. Acreditando que o rapaz não pode entendê-lo, Monette passa a desabafar sobre seus problemas e sobre a infidelidade de sua esposa. Dias depois, coisas estranhas começam a acontecer.

Ayana (Ayana, 2007): um homem narra como seu pai foi salvo por uma garotinha cega, chamada Ayana, de um câncer de pâncreas. A menina deu um simples beijo no rosto do velho e o curou. Agora, o herdeiro do milagre deve pagar pela bênção.

No Maior Aperto (A Very Tight Place, 2008): Curtis cai na armadilha de Tim, com quem vem brigando por um terreno, e é preso em um banheiro químico de um canteiro de obras. Percebendo que pode morrer e que ninguém virá ao seu socorro, Curtis precisa encontrar uma maneira de escapar e, se conseguir, se vingar do maluco que o colocou nesta situação.


Adaptações: Contos da Escuridão: O Filme (1990)


Derivados: ———-


Disponível no Brasil pelas Editoras: Suma de Letras (2011)


CURIOSIDADES

– A antologia é dedicada à escritora Heidi Pitlor.

– Após LOVE: A História de Lisey, King planejava escrever outro romance. Porém, após ajudar a editar a antologia The Best American Short Stories 2007, ele se sentiu impelido a escrever novos contos para incluir em uma coletânea o que ele fez pelos dois anos seguintes.

– Na época do lançamento, a editora Scribner vendeu, junto com o livro, um DVD que continha os 25 episódios da web-série animada que adaptava a noveleta “N.”.

– Três das ideias iniciais para o título do livro eram “Just Past Sunset” (que acabou substituído pela versão definitiva “Just After Sunset”), “Pocket Rockets” (“Foguetes Portáteis”) e “Unnatural Acts of Human Intercourse” (“Ações Antinaturais da Interação Humana”).

– Na noveleta “N.”, fala-se do poder e do perigo que cerca o místico número 19, alegoria conectada à saga A Torre Negra.

– “O Gato dos Infernos” é o texto mais antigo do livro (1977). A história constou, ao longo dos anos, em algumas antologias com contos de diversos autores publicadas nos EUA. Levou 30 anos para King finalmente inclui-la numa coletânea própria.

– A cidade de Castle Rock é mencionada em “N.”, enquanto Derry é citada em “Mudo”.

– Embora admita que “Willa” não é a melhor história do livro, King afirma que possui muito carinho pelo conto, visto que, para o autor, ele deu o pontapé para um novo período de criatividade.

– Em 2004, “Posto de Parada” ganhou o “National Magazine Award for Fiction”.

– King explicou que a inspiração por trás de “N.” foi a história “O Grande Deus Pã”, de Arthur Machen.

– Em 2010, a Marvel Comics adaptou a noveleta “N.” em uma minissérie de quatro edições.

– Quando divulgado na revista Cavalier, em março de 1977, “O Gato dos Infernos” não teve seu final publicado. Isto porque a Cavalier quis fazer um concurso entre seus leitores, cujo vencedor seria aquele que escreveria o melhor desfecho para a história de King. O final do autor, bem como o do leitor vencedor, foram publicados na edição de junho da revista.

– Os contos “O Gato dos Infernos”; “O Sonho de Harvey”; “Posto de Parada”; “Willa”; “Tarde de Formatura”; “Ayana”; “Mudo” e “The New York Times a Preços Promocionais Imperdíveis” foram publicados, original e respectivamente, nas revistas Cavalier (março/junho de 1977); The New Yorker (junho de 2003); Esquire (dezembro de 2003); Playboy (dezembro de 2006); Postscripts (março de 2007); The Paris Review (outono de 2007); Playboy (dezembro de 2007) e The Magazine of Fantasy & Science Fiction (outubro de 2008). O conto “As Coisas Que Eles Deixaram Para Trás” foi primeiramente lançado na antologia Trangressions: Volume 2, de 2005, enquanto “A Bicicleta Ergométrica” saiu pela antologia Borderlands 5, de 2003.

– Já as noveletas “A Corredora” e “No Maior Aperto” foram publicadas, originalmente, nas revistas Esquire (junho de 2007) e McSweeney’s (maio de 2008), respectivamente. A noveleta “N.” é o único texto inédito da antologia.