Misery (Versão Brasileira)


Adaptação de: Misery: Louca Obsessão (1987)


Título Original: Misery


Ano de Produção: 2005


Duração: 90 minutos


Data de Estreia: 24/06/2005


Elenco: Marisa Orth, Luis Gustavo


Direção: Ricard Reguant


Sinopse: Paul Sheldon acorda em um mundo de dor quando se descobre preso a uma cama após sofrer um terrível acidente de carro nas proximidades das montanhas de neve do Colorado. Paul foi resgatado pela enfermeira Annie Wilkes, que mora numa fazenda isolada a quilômetros da civilização. Annie lhe dá boas-vindas garantindo ser a fã número um de Paul, que é autor de uma famosa série de romances “água com açúcar” de época, cuja protagonista se chama Misery Chastain. A princípio, aliviado por ser resgatado, Paul logo entenderá que escapou da panela para cair no fogo quando Annie começar a exibir sinais de que é mentalmente instável. A coisa só vai piorar quando a mulher descobrir que no mais novo livro de Misery, Paul mata sua protagonista…


CURIOSIDADES

– O espetáculo estreou às 21h30 de 24 de junho de 2005 no Teatro Fecomércio, em São Paulo, e ficou em cartaz até 25 de setembro. A casa tinha espaço para 522 espectadores.

– Primeira e única adaptação brasileira de uma obra de Stephen King, até o momento (descontando dollar babies).

– A peça teve um orçamento de R$ 250 mil.

– A direção foi do espanhol Ricard Reguant, que já havia levado o espetáculo a várias cidades de seu país. Tanto na versão espanhola quanto na brasileira, ele utilizou o texto original de Simon Moore, que adaptou “Misery” nos teatros norte-americanos baseando-se no livro de Stephen King, e não no filme de 1991.

– Uma nova versão da peça, que teria Mariana Ximenes interpretando Annie Wilkes, e Tarcísio Filho como Paul Sheldon, chegou a ser anunciada para 2019/2020. Desta vez, a montagem seria baseada no roteiro de William Goldman para o filme “Louca Obsessão” (traduzido e adaptado por Claudia Souto e Wendell Bendelack) e com direção do paulistano Eric Lenate, mas, até o momento, não houve atualizações sobre o projeto.