O Vidente


Adaptação de: A Zona Morta (The Dead Zone, 1979)


Título Original: The Dead Zone


Ano de Produção: 20022007


Duração: 3.600 minutos


Data de Estreia nos EUA: 16/02/2002


Data de Estreia no Brasil: 28/08/2002


Número de Temporadas: 06


Número de Episódios: 80


Elenco: Anthony Michael Hall, Sean Patrick Flanery, Nicole de Boer, John L. Adams


Direção: James Head, Michael Robison, Mike Rohl


Sinopse: Seis anos após sofrer um terrível acidente, o professor Johnny Smith acorda do coma percebendo que, ao tocar as pessoas, consegue enxergar o passado e o futuro delas. Ciente do grande poder que carrega, Johnny alia-se ao xerife Walt Bannerman e ao fisioterapeuta Bruce para resolver os casos criminais mais intrigantes, ao mesmo tempo em que tenta se reaproximar de sua ex-esposa e do filho que nunca conheceu. A vida de Johnny dará uma guinada ainda mais dramática quando visões de um apocalipse, iniciado pelas ações de um candidato inescrupuloso, começarem a assombrá-lo.


Disponível no Brasil em: DVD


TEMPORADAS


CURIOSIDADES

– No Brasil, o último episódio da quarta temporada, “O Natal do Vidente” (“A Very Dead Zone Christmas”), se tornou o primeiro episódio da quinta temporada.

– Michael Moriarty foi originalmente escalado para o papel do reverendo Eugene “Gene” Purdy.

– A bengala que Johnny usa na série é a mesma utilizada por Stu Redman (Gary Sinise) na minissérie “A Dança da Morte” (1994), e por André Linoge (Colm Feore) em “A Tempestade do Século” (1999). Apenas o topo da bengala foi modificado durante as produções.

– No episódio 10 da segunda temporada, “Homens Mortos Abrem o Bico” (“Dead Men Tell No Tales”), a logomarca do cassino tem o mesmo desenho que o tambor e pintura de parede vistos no episódio 12 da primeira temporada, “O Xamã” (“Shaman”).

– O episódio 14 da segunda temporada (“A Peste”) voltou a ser destaque em 2020 por mostrar uma trama que girava em torno de um vírus que havia escapado da China. Muitas pessoas fizeram a conexão com o Coronavírus, que é, inclusive, citado durante o episódio (assim como o medicamento Cloroquina, que seria a cura). Contudo, o motivo desta “previsão” d’O Vidente se dá em virtude de um surto anterior do vírus SARS-CoV (que também teve origem na China), registrado entre 2002 e 2004, e que foi a inspiração para os roteiristas da série.

– Anthony Michael Hall é o único ator a aparecer em todos os 80 episódios da série.

– Começou originalmente como um piloto para uma série a ser exibida no canal UPN, no outono de 2001. Quando o UPN decidiu não exibir a série, o USA Network resolveu adquiri-la para si e exibi-la.

– O criador do programa, Michael Piller, também é cocriador da série “Star Trek: Deep Space Nine” (1993), da qual a atriz Nicole de Boer (Sarah) participou.

– Antes do acidente, Johnny era um professor de ciências. Já na versão cinematográfica (assim como no livro), Johnny ensinava inglês.

– De acordo com o 13º episódio da segunda temporada, Johnny sofreu seu acidente no dia 6 de junho de 1995.

– Com a queda gradual de audiência, o canal USA Network decidiu cancelar a série em sua sexta temporada, deixando a história sem uma conclusão apropriada. Da média de 6,4 milhões de telespectadores da primeira temporada, a série caiu para 2,1 milhões em seu último ano.

– Tom Skerritt, que interpretou o xerife Bannerman na adaptação “Na Hora da Zona Morta” (1983), também aparece na última temporada de “O Vidente” no papel de Herb Smith, pai de Johnny.


TRAILER