Haven


Adaptação de: The Colorado Kid (The Colorado Kid, 2005)


Título Original: Haven


Ano de Produção: 20102015


Duração: 3.510 minutos


Data de Estreia nos EUA: 09/07/2010


Data de Estreia no Brasil: 10/10/2010


Número de Temporadas: 05


Número de Episódios: 78


Elenco: Emily Rose, Eric Balfour, Lucas Bryant, Adam Copeland


Direção: Adam Kane, Rachel Talalay, Shawn Piller


Sinopse: Os habitantes da cidade de Haven, localizada na costa do Maine, escondem muitos segredos desagradáveis. Quando uma agente do FBI chamada Audrey Parker chega à cidade para resolver um caso, esses segredos são trazidos à luz. Pouco a pouco, Audrey percebe que não só Haven está envolta na paranormalidade, como ela também parece ter uma estranha ligação com o local. Para ajudá-la em seus casos e na investigação da sua própria origem, a agente contará com a ajuda de Nathan Wuornos, filho do xerife local, e de Duke Crocker, um vigarista que, relutantemente, acaba fazendo a coisa certa em situações de perigo.


Disponível no Brasil em: Streaming (Vix)


TEMPORADAS


CURIOSIDADES

– Apesar de ser anunciada como uma adaptação do romance The Colorado Kid, “Haven” toma poucos elementos do livro de King. São eles: os personagens Dave Teagues (que no romance se chama Dave Bowie), Vince Teagues (que no livro tem o sobrenome Teague, no singular, e não é irmão de Dave) e Garland Wuornos (que no romance se chama George Wournos, com as primeiras vogais de seu sobrenome trocadas); o restaurante The Grey Gull (que na série é adquirido por Duke); e, é claro, a utilização da misteriosa morte do personagem James Cogan, o rapaz do Colorado.

– Nas palavras do próprio King, “Haven tem mais a ver com ‘Arquivo X’ do que com The Colorado Kid“.

– É dito na série que os Problemas acometem os cidadãos de Haven a cada 27 anos. Este é o mesmo intervalo de tempo que o palhaço Pennywise leva para retornar entre um ataque e outro na cidade de Derry.

– O ator Nicholas Campbell, que interpreta o chefe de polícia Garland Wuornos, também fez parte do elenco de “Na Hora da Zona Morta”. Seu papel na adaptação de A Zona Morta foi do maníaco Frank Dodd.

– Nas histórias escritas por King, Haven é a locação do romance Os Estranhos. Contudo, diferentemente da versão da série, a Haven de King não é uma cidade costeira; ela faz fronteira com Bangor e é vizinha de Derry.

– Na abertura da série, um cartaz pode ser visto com os dizeres “The most Revered Flagg”, algo como “o extremamente respeitado Flagg”. Randall Flagg é um dos principais vilões das histórias de King (embora não tenha dado as caras em “Haven”).

– Na terceira temporada da série, vemos um restaurante chamado “Gun and Rose Diner” ser mostrado em alguns episódios. Não apenas isto pode ser uma referência à banda Guns ‘n Roses, como também à saga A Torre Negra, onde armas e rosas são elementos importantes da narrativa.

– Já na quarta temporada, um cartaz com a propaganda “Captain Trip’s Café” pode ser visto no décimo episódio. Captain Trips, ou Capitão Viajante, é o nome do vírus que dizima 99% da população no romance A Dança da Morte.

– Em 2019, a atriz Kate Kelton, que na série interpreta a personagem Jordan McKee nas temporadas 3 e 4, contribuiu com alguns desenhos para a reedição ilustrada do romance The Colorado Kid.

– Assim como na série de jogos “Uncharted”, onde dubla a jornalista Elena Fisher, a atriz Emily Rose contracena em “Haven” com um personagem chamado Nathan. Além disso, o dublador de Nathan Drake, Nolan North, participou do 11º episódio da terceira temporada da série no papel de Will Brady.


TRAILER