Feitiço


Adaptação de: ———-


Título Original: Chinga


Ano de Produção: 1998


Duração: 44 minutos


Data de Estreia nos EUA: 08/02/1998


Data de Estreia no Brasil: 06/05/1998


Número de Temporadas: ———-


Número de Episódios: ———-


Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Susannah Hoffmann, Lary Musser


Direção: Kim Manners


Sinopse: De férias em Ammas Beach, no Maine, Scully é obrigada a interromper seu descanso para investigar o caso de diversas pessoas que arrancaram seus próprios olhos. A agente decide ajudar o departamento de polícia local a descobrir a causa desta ocorrência nada normal. As investigações de Scully a levam até uma mãe solteira com uma filha perturbada, dona de uma boneca sinistra que pode ser a chave do mistério.


Disponível no Brasil em: DVD; Streaming (Amazon Prime)


CURIOSIDADES

– Trata-se do décimo episódio da quinta temporada do seriado “Arquivo X” (The X-Files).

– Fã declarado do seriado, foi o próprio Stephen King quem solicitou à FOX a oportunidade de roteirizar um episódio de “Arquivo X”.

– Chris Carter, roteirista principal da série, alterou a maior parte do texto que Stephen King havia escrito. Segundo Carter, “Stephen não estava acostumado a escrever sobre Mulder e Scully, e a história da dupla no roteiro original dele não funcionava muito bem”.

– Quando foi exibido no Reino Unido, o episódio teve seu título alterado para “Bunghoney”, visto que a FOX estava preocupada com o fato da palavra “Chinga” ter significado chulo na língua espanhola.

– Antes de sua exibição, o episódio foi bastante divulgado pela Fox Broadcasting Company, ganhando, inclusive, um cartaz próprio. O slogan do pôster, que diz “Terror is anything but child’s play” (“Terror é qualquer coisa, menos brincadeira de criança”), é uma alusão ao título original do filme “Brinquedo Assassino” (Child’s Play). Ambos lidam com a premissa de bonecos possuídos.