Castle Rock


Adaptação de: Toda a obra de Stephen King


Título Original: Castle Rock


Ano de Produção: 20182019


Duração: 985 minutos


Data de Estreia nos EUA: 25/07/2018


Data de Estreia no Brasil: 24/10/2019


Número de Temporadas: 02


Número de Episódios: 20


Elenco: André Holland, Bill Skarsgård, Melanie Lynskey, Sissy Spacek, Lizzy Caplan


Direção: Michael Uppendahl, Dan Attias, Phil Abraham, Anne Sewitsky


Sinopse: Castle Rock é uma das cidades mais reconhecidas do mythos criado por Stephen King. Nesta série, personagens de diferentes histórias colidem em uma trama sombria sobre os piores segredos que cercam a cidade. Em Castle Rock, passado e presente se cruzam através das narrativas de terror que não só são ouvidas, como vividas e sentidas por seus moradores.


Disponível no Brasil em: Streaming (Starzplay)


TEMPORADAS


CURIOSIDADES

– A filha de Sissy Spacek, Schuyler Fisk, interpreta uma versão jovem da personagem de sua mãe, Ruth Deaver.

– Um quadro com a imagem do diretor Norton (interpretado por Bob Gunton em “Um Sonho de Liberdade”) pode ser visto em um dos corredores da prisão de Shawshank.

– Na cena de abertura, o diretor da prisão escuta à WKIT 100.3 FM, rádio cujo dono é o próprio Stephen King.

– Bill Skarsgård filmou sua participação em “Castle Rock” durante o intervalo entre os capítulos 1 e 2 de “It: A Coisa”.

– Alguns dos personagens da literatura de King que aparecem na série são Alan Pangborn (A Metade Sombria; Trocas Macabras), Ace Merrill (Quatro Estações; Trocas Macabras); Norris Ridgewick (A Metade Sombria; Trocas Macabras); Reginald “Pop” Merrill (Quatro Estações; Depois da Meia-Noite) e Annie Wilkes (Misery: Louca Obsessão). Além deles, outros personagens carregam o sobrenome de criações de King, como Diane “Jackie” Torrance (O Iluminado).

– Segunda colaboração entre J.J. Abrams e Stephen King, após o sucesso da minissérie “11.22.63” (2016).

– No segundo episódio, Henry entra na casa do diretor Dale Lacy e encontra uma pasta com recortes de jornal falando sobre o caso de um cão raivoso causando pânico na cidade; referência a Cujo.

– Diversos atores da série já haviam participado de uma adaptação baseada em uma história ou ideia de Stephen King. Sissy Spacek foi a protagonista de “Carrie, a Estranha” (1976); Bill Skarsgård e Chosen Jacobs interpretaram, respectivamente, Pennywise e o jovem Mike Hanlon nos dois capítulos de “It: A Coisa” (2017, 2019); Melanie Lynskey participou da minissérie “Rose Red: A Casa Adormecida” (2002); Terry O’Quinn (assim como o diretor Dan Attias) foram parte de “A Hora do Lobisomem” (1985); Ann Cusack fez uma participação na série “Mr. Mercedes”; Sarah Gadon coprotagonizou a minissérie “11.22.63” (2016); e Tim Robbins protagonizou “Um Sonho de Liberdade” (1994).

– Na abertura da série, é possível ver o mapa do Maine de Stephen King. Também há alguns easter eggs, como a frase “local da queda” escrita perto de onde Haven está marcada (alusão ao romance Os Estranhos); “Ponta de Flecha” perto de onde Bridgton está marcada (alusão à noveleta “O Nevoeiro”) e os números 11:44 A.M. perto de Chester’s Mill (horário em que a redoma caiu sobre a cidade em Sob a Redoma).

– Matthew Alan, que dá vida a Chris Merrill durante a segunda temporada, interpretou o personagem Mark Petrie na série “Sons of Anarchy” (na qual Stephen King já fez uma participação especial). Mark Petrie também é o nome de um dos personagens do romance ‘Salem.

– Christine pode ser vista na segunda temporada durante a parada em comemoração aos 400 anos de Castle Rock.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– A música que o diretor Lacy escuta antes de morrer é “Sull’aria… che soave zeffiretto”, a mesma que Andy Dufresne põe para os prisioneiros escutarem em “Um Sonho de Liberdade” (1994).

– No episódio 5, Diane Torrance revela que adotou o apelido Jackie Torrance em homenagem ao seu tio, Jack Torrance, o protagonista de O Iluminado.

– Nas florestas de Castle Rock, os personagens escutam um som desagradável que é marca registrada das lúminas descritas por King na saga A Torre Negra.

– No episódio 9, Henry encontra uma fita cassete marcada com a legenda “Semana 1.437”. O número equivale a 27 anos e 6 meses. 27 anos é a quantidade de tempo que o palhaço Pennywise leva para hibernar até seu próximo ataque em Derry.

– Ainda no episódio 9, é possível ver uma loja chamada “Claiborne’s Creamery”, uma referência à protagonista de Eclipse Total, Dolores Claiborne.


TRAILER