Pesadelos e Paisagens Noturnas


Adaptação do Livro: ———-


Adaptação do Conto: A Quinta Quarta Parte (The Fifth Quarter, 1972); Campo de Batalha (Battleground, 1972); Crouch End (Crouch End, 1980); O Fim da Confusão Toda (The End of the Whole Mess, 1986); Sabe, Eles Têm uma Banda dos Diabos (You Know They Got a Hell of a Band, 1992); O Último Caso de Umney (Umney’s Last Case, 1993); Sala de Autópsia 4 (Autopsy Room 4); O Vírus da Estrada Vai para o Norte (The Road Virus Heads North, 1999)


Título Original: Nightmares & Dreamscapes


Ano de Produção: 2006


Duração: 370 minutos


Episódios: 08


Data de Estreia nos EUA: 12/07/2006


Data de Estreia no Brasil: 17/07/2007


Elenco: Tom Berenger, Claire Forlani, William Hurt, William H. Macy, Henry Thomas


Direção: Mikael Salomon, Rob Bowman, Mark Haber, Brian Henson


Sinopse: “Pesadelos e Paisagens Noturnas” é uma série antológica que adapta oito contos escritos por Stephen King ao longo de sua carreira. Apesar do título da série, as adaptações não se limitam apenas a Pesadelos e Paisagens Noturnas; também há contos oriundos de Sombras da Noite e Tudo é Eventual.


Disponível no Brasil em: DVD


EPISÓDIOS

01- Campo de Batalha (Battleground): Um assassino de aluguel calculista executa o magnata da maior empresa de brinquedos do mundo e vai para casa. Pouco tempo depois, ele recebe uma caixa cheia de soldadinhos de brinquedo. Para o horror do assassino, os brinquedos ganham vida e seu apartamento se torna um campo de batalha para uma das guerras mais estranhas que já aconteceram.

02- A Zona Misteriosa (Crouch End): Um casal norte-americano passa férias em Londres. Eles são convidados à casa de um advogado britânico na vizinhança de Crouch End. Eles aceitam o convite, mas, no caminho, percebem que estão presos e perdidos em uma dimensão paralela, onde vivem um gato caolho, duas crianças sinistras e uma criatura misteriosa.

03- O Último Caso de Umney (Umney’s Last Case): Clyde Umney é um detetive particular que vive na década de 1930. Um belo dia, coisas estranhas começam a acontecer; um sujeito que se diz escritor e criador de Umney surge com a intenção de trocar de lugar com ele, visto que sua vida tem sido castigada por tragédias. Todavia, ambos descobrirão que as consequências do que pretendem fazer os seguirão para sempre.

04- O Fim da Desordem (The End of the Whole Mess): Howard começa a gravar um vídeo de si mesmo contando a história de sua família. O irmão Bobby era um tipo de gênio que surge apenas uma vez a cada geração. Ele fez uma incrível descoberta de um composto que eliminava a agressão das pessoas. Usando um fenômeno natural para espalhar o produto pelo mundo, os dois irmãos criam uma paz global que dura três anos. Então, os efeitos colaterais começam a surgir…

05- A Pintura (The Road Virus Heads North): Um escritor de romances resolve comprar uma pintura horrorosa em uma venda de garagem. O quadro mostra um homem aterrorizante em um carro. O escritor percebe que a pintura vai mudando com o tempo. Ela passa a mostrar locais pelos quais o escritor já passou em sua viagem, e logo ele percebe que o homem na pintura o está alcançando…

06- O Mapa (The Fifth Quarter): Willie sai da prisão para descobrir que seu antigo parceiro de cela conseguiu um emprego enquanto ele ainda estava preso, e fez uma fortuna de US$ 3,5 milhões. O dinheiro foi escondido e cada um dos quatro cúmplices do homem recebeu uma parte do mapa de sua localização. Quando Willie descobre que seu amigo que conseguiu a fortuna foi assassinado por um dos outros cúmplices, ele resolve se vingar.

07- Sala de Autópsia (Autopsy Room 4): Howard, um homem de negócios, acorda diante de uma aterrorizante realidade ele se encontra deitado numa mesa de autópsia. Ele está acordado, consciente e capaz de sentir tudo. Howard, porém, está completamente paralisado e incapaz de avisar que está bem vivo. Enquanto isso, os legistas se preparam para cortá-lo…

08- Um Banda do Outro Mundo (You Know They Got a Hell of a Band): Um casal que está viajando acaba se perdendo quando o marido se recusa a pedir informações sobre qual caminho seguir. Eles acabam chegando a uma cidade conhecida como “Paraíso do Rock and Roll”. No local, eles ficam espantados ao perceberem que os cidadãos são estrelas do rock falecidas. Apesar da oportunidade de ouvir Elvis Presley cantar mais uma vez parecer incrível, logo o casal perceberá a encrenca em que se meteu.


CURIOSIDADES

– O roteiro de “Campo de Batalha” foi escrito por Richard Christian Matheson, filho do escritor Richard Matheson. “Campo de Batalha” é bastante similar a um conto de Matheson (o pai) intitulado “Prey”. Ambos apresentam protagonistas presos em seus apartamentos sendo caçados por brinquedos. O brinquedo em “Prey” é um boneco Zuni. Numa homenagem mais direta à história, na estante do apartamento de Renshaw, o mesmo boneco aparece.

– Durante todos os 55 minutos de “Campo de Batalha”, não há um diálogo sequer.

– Das oito histórias, apenas cinco provieram de Pesadelos e Paisagens Noturnas. “Campo de Batalha” é de Sombras da Noite, enquanto “A Pintura” e “Sala de Autópsia” são baseados em contos de Tudo é Eventual.

– No episódio “A Pintura”, enquanto Richard Kinnel foge de seu algoz na casa, vê-se no chão os livros Cemitério Maldito e Os Estranhos.

– No fim do episódio “A Zona Misteriosa”, o casal escuta os nomes de várias criaturas do universo criado por H.P. Lovecraft, como Cthulu Kryon, Yogsoggoth, R’yeleh, Nrtesn nyarlahotep, Blind Piper, O Bode Negro com Milhares de Filhotes. A maioria deles pertence ao mito de Cthulhu do autor.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– No conto “O Último Caso de Umney”, o filho de Sam Landry morre ao cair do balanço. Nesta adaptação, ele morre afogado.


TRAILER