Os Estranhos


Adaptação do Livro: Os Estranhos (The Tommyknockers, 1987)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: The Tommyknockers


Ano de Produção: 1993


Duração: 181 minutos


Episódios: 02


Data de Estreia nos EUA: 09/05/1993


Data de Estreia no Brasil: ———-


Elenco: Jimmy Smits, Marg Helgenberger, John Ashton, Robert Carradine, E.G. Marshall


Direção: John Power


Sinopse: A escritora Bobbi Anderson encontra um artefato metálico enterrado nas florestas de Haven, a pacata cidade onde mora. Conforme Bobbi vai desenterrando o objeto, os cidadãos vão se transformando lentamente em versões melhores e mais inteligentes de si mesmos. Porém, como o poeta Jim Gardener, que é imune à influência do objeto, descobre, essas transformações também estão deixando as pessoas mortalmente perigosas. Os poucos habitantes sãos deverão estar dispostos a sacrificar tudo, pois será em Haven que o futuro do planeta será decidido.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix)


EPISÓDIOS

01- Parte I (Part I): Na pequena cidade de Haven, no Maine, a escritora Roberta “Bobbi” Anderson, que mora em uma casa isolada perto da floresta, tropeça em um objeto metálico nas redondezas e fica obcecada em desenterrá-lo. Bobbi começa a escutar vozes que lhe ensinam a consertar máquinas e a escrever um romance usando pura, e simplesmente, telepatia. Enquanto isso, os habitantes de Haven também vão sendo lentamente influenciados pelo objeto. ‘Becka Paulson utiliza sua inteligência melhorada para se vingar de seu marido adúltero. O menino Hilly Brown é encorajado pelo avô, Ev, a se tornar um mágico, e também começa a ouvir vozes que lhe ensinam novos “truques”. Aqueles que conseguem negar a influência do artefato maligno, como o poeta Jim Gardener, com quem Bobbi tem uma “amizade colorida”, são confrontados e perseguidos pelos cidadãos de Haven, que estão cada vez mais distantes daquilo que foram um dia.

02- Parte II (Part II): Enquanto a população de Haven se torna mais obcecada com suas invenções, como o raio desintegrador de Nancy Voss, a xerife Merrill desaparece e as linhas telefônicas da cidade são cortadas. Convencido de que algo em Haven fez seu neto adoecer, Ev Hillman começa a pesquisar o passado da cidade. Butch Duggan retorna a Haven em busca de Merril e dos outros patrulheiros que sumiram, ao mesmo tempo em que Bobbi se torna a líder dos cidadãos possuídos pela influência da nave alienígena. Imune à ameaça, Jim Gardener entende que talvez seja tarde demais para Bobbi, mas não para o restante do mundo.


CURIOSIDADES

– O título em italiano da minissérie é “Le Creature del Buio”, que significa “As Criaturas da Escuridão”.

– Stephen King disse que Os Estranhos foi uma metáfora das suas batalhas pessoais na época em que era viciado em drogas e substâncias ilícitas. O personagem Jim Gardener foi baseado nas experiências do próprio autor.

– O personagem Butch Dugan afirma ser natural da cidade de Derry.

– Enquanto a xerife Merrill está procurando David Brown nas florestas, ela encontra o cachorro de Bobbi Anderson. Diante do descontrole do cão, Merril diz que ele está se comportando como “Cujo”.

– Haven também é o nome da cidade na série homônima baseada no romance The Colorado Kid. As duas cidades, porém, são distintas, visto que a Haven da série é um vilarejo costeiro.

– Apesar de a história se passar no nordeste dos Estados Unidos, a minissérie foi filmada na Nova Zelândia, visto que era uma opção mais barata para a produção.

– Na cena em que dois garotos caminham pelas florestas de Haven, um deles diz que aquele era o local onde os índios Micmac haviam morado. Os Micmac são bastante citados no romance Cemitério Maldito.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– O título da minissérie/romance é uma referência à lenda dos Tommyknockers, espíritos ou criaturas que atacavam pessoas e animais em minas subterrâneas. No caso desta história, os Tommyknockers seriam uma metáfora para os alienígenas presos numa nave soterrada.


TRAILER