O Iluminado


Adaptação do Livro: O Iluminado (The Shining, 1977)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: The Shining


Ano de Produção: 1997


Duração: 273 minutos


Episódios: 03


Data de Estreia nos EUA: 27/04/1997


Data de Estreia no Brasil: ———-


Elenco: Steven Weber, Rebecca De Mornay, Melvin Van Peebles, Courtland Mead


Direção: Mick Garris


Sinopse: Jack Torrance tem sua chance derradeira de recuperação, e de deixar um turbulento passado de bebedeiras e empregos fracassados para trás, ao assumir o posto de zelador do Overlook Hotel durante a temporada de inverno. Acompanhado de sua pequena família o filho Danny e a esposa Wendy Jack se muda para o hotel onde ficarão isolados por quase cinco meses. Conforme o tempo passa, a família Torrance percebe que o Overlook não é um lugar comum. Seus longos corredores e quartos vazios escondem um segredo aterrorizante; uma manifestação que se alimenta da energia negativa das pessoas passa a se interessar intensamente pelo jovem Danny, que possui um dom extraordinário conhecido como “iluminação” um poder que deixa o Overlook sedento e disposto a tudo para consumi-lo, incluindo manipular e corromper o volátil pai do menino.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix)


EPISÓDIOS

01- Parte I (Part I): Todo inverno, o Overlook Hotel fecha as portas para ser cuidado por um zelador enquanto a próxima temporada de hospedagens não chega. Desta vez, os responsáveis por guardar o local serão o escritor alcoólatra Jack Torrance, sua esposa Wendy e o filho do casal, Danny. O alcoolismo de Jack tem deixado seu casamento à beira de um precipício. O trabalho no Overlook é a última chance de consertar as coisas. Danny, porém, é um garoto especial que possui a habilidade de ver coisas que aconteceram, que podem acontecer e que estão acontecendo à distância. O cozinheiro do hotel, Dick Hallorann, faz amizade com o menino e conta que esse poder se chama “iluminação”. Dick também alerta Danny para os perigos do Overlook, que está possuído por uma manifestação que deseja absorver os poderes da criança.

02- Parte II (Part II): Enquanto a neve cai e hotel fica totalmente isolado, Jack se torna obcecado pelo histórico sangrento do Overlook conforme descobre documentos que revelam o passado do lugar. Danny é chamado por vozes no quarto 217 e decide mostrar às assombrações do Overlook que não tem medo delas, mas seu plano dá errado. Quando todas as saídas possíveis do hotel ficam completamente fechadas, o Overlook põe seu plano em ação. Algo aterrorizante está pronto para atacar e seus alvos são Danny e Jack.

03- Parte III (Part III): Jack começa a ficar louco sob a influência do Overlook. Conforme sua sanidade é destruída, os fantasmas do hotel se tornam cada vez mais reais. Uma festa dos mortos é mais um convite para Jack cair diante da bebida. Sem nenhum controle sobre suas ações, Jack Torrance só tem agora um objetivo em mente ensinar à sua família uma grande lição usando um taco de croqué. A única esperança de salvação jaz nas habilidades de Danny e numa tentativa de resgate de Dick Hallorann.


CURIOSIDADES

– King faz uma participação na minissérie como um maestro creditado como Gage Creed. Este é o mesmo nome do bebê no livro Cemitério Maldito.

– Frank Darabont faz uma ponta na cena da sala de jantar como um fantasma. Na época das filmagens, ele foi visitar Stephen King no set para informá-lo de que queria adaptar À Espera de um Milagre. Enquanto Frank estava lá, King solicitou que ele atuasse como um figurante.

– King foi o diretor de terceira unidade da minissérie. As fotos vistas no álbum do Overlook foram tiradas por ele.

– O Stanley Hotel não é apenas o local onde a minissérie foi gravada, como também o hotel que serviu de inspiração para King escrever a história. Na época em que se hospedou lá, nos anos 1970, o autor conheceu lenda do quarto 217 e de sua suposta assombração.

– Quando Jack fala com o pai pelo rádio, o nariz do ator Steven Weber começa a sangrar. Esse incidente foi inteiramente espontâneo, mas ficou tão interessante que o diretor Mick Garris resolveu usar a tomada. Além disso, o pai de Jack é interpretado pelo ator Miguel Ferrer, que trabalhou com Garris em outra adaptação baseada numa obra de King: a minissérie “A Dança da Morte”.

– O papel de Jack Torrance foi oferecido a Tim Daly. O ator se mostrou interessado, mas devido à agenda cheia, ele não pode aceitar. Daly, então, sugeriu a Mick Garris que contratasse Steven Weber, um amigo de longa data com quem coestrelava o seriado “Wings” (1990). Daly eventualmente trabalhou com Stephen King protagonizando a minissérie “A Tempestade do Século” (1999).

– O papel de Jack Torrance também foi oferecido a Gary Sinise, com quem Mick Garris havia trabalhado em “A Dança da Morte”. Sinise, todavia, resolveu recusar a oferta, acreditando que seria rejeitado pelo público, que teria dificuldades em aceitar outro Jack Torrance que não fosse interpretado por Jack Nicholson.

– Não é segredo que King ficou extremamente insatisfeito com a adaptação de Stanley Kubrick, que alterou a maioria dos elementos do romance. A minissérie de 1997 é uma tentativa de fazer uma “adaptação definitiva” da história. Por isso, King escreveu pessoalmente o roteiro e devolveu os elementos que Kubrick havia rejeitado em 1980.

– Após sua pontinha em “A Dança da Morte”, o diretor Sam Raimi (das trilogias “Uma Noite Alucinante” e “Homem-Aranha”) reaparece nesta minissérie interpretando o atendente que aluga um snowmobile para Dick Hallorann.

– O personagem Batman é citado durante a minissérie. O ator Pat Hingle, que interpretou o comissário Gordon na clássica série do Homem-Morcego dos anos 1960, participa desta versão de “O Iluminado”. Além disso, o intérprete original de Jack Torrance, Jack Nicholson, foi o Coringa da versão cinematográfica de Tim Burton, em 1989.

– O canal ABC permitiu que King fizesse sua tão sonhada versão de “O Iluminado” contanto que o autor prometesse não falar mal da versão de Kubrick durante a promoção da minissérie.

– A esposa do diretor Mick Garris, Cythina Garris, é a intérprete do cadáver em decomposição do quarto 217.

– O Stanley Hotel não é tão isolado quanto o Overlook criado por King. Por isso, ao filmá-lo, o diretor Mick Garris precisou ser criativo com os ângulos das tomadas para não revelar os arredores da cidade de Estes Park, no Colorado.

– De acordo com o diretor Mick Garris, as filmagens foram finalizadas apenas cinco meses antes de a minissérie ser exibida ao público.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– O epílogo da minissérie ocorre dez anos depois, mostrando um Danny Torrance crescido e se formando. A cena serve para mostrar que Tony, o “amigo imaginário” do menino, era o próprio Danny, visto que, quando ele é chamado para pegar o diploma, é revelado que seu nome completo é Daniel Anthony Torrance.


TRAILER