It: Uma Obra-Prima do Medo


Adaptação do Livro: It: A Coisa (It, 1986)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: It


Ano de Produção: 1990


Duração: 192 minutos


Episódios: 02


Data de Estreia nos EUA: 18/11/1990


Data de Estreia no Brasil: ———-


Elenco: Tim Curry, John Ritter, Annette O’Toole, Seth Green, Jonathan Brandis


Direção: Tommy Lee Wallace


Sinopse: O bibliotecário Mike Hanlon sente uma presença maligna rondando a cidade de Derry, no Maine. Temendo o retorno da criatura conhecida como Pennywise, que aterrorizou e matou diversas crianças na cidade 27 anos antes, ele começa a contatar seus seis amigos com quem combateu o monstro na época para que possam cumprir o juramento que fizeram se algum dia Pennywise voltasse, todos retornariam a Derry para enfrentá-lo uma vez mais.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix), VOD (Microsoft Store)


EPISÓDIOS

01- Parte I (Part I): Bill, Eddie, Richie, Ben, Stanley e Beverly recebem uma ligação de Mike, cobrando-lhes o cumprimento de uma promessa que fizeram quando crianças; uma promessa para retornar à cidade de Derry caso uma entidade demoníaca, conhecida como “A Coisa”, não estivesse morta. Assim como há 27 anos, quando o irmão de Bill foi morto pela criatura, as crianças de Derry estão desaparecendo novamente. Quando tinham 12 anos, os integrantes do Clube dos Otários precisaram enfrentar a criatura, que utilizava a forma do palhaço Pennywise para atrair suas vítimas. Para tanto, tiveram de descer pelas entranhas da cidade e encarar seus piores medos.

02- Parte II (Part II): Agora adultos, os membros do Clube dos Otários retornam a Derry, e cada um tem um encontro horripilante com Pennywise. O palhaço os avisa para fugirem antes que seja tarde demais. Os Perdedores, porém, sabem que não podem deixar as crianças de Derry à mercê da criatura. Por isso, resolvem cumprir o juramento que fizeram e, novamente, descem ao inferno de Derry para tentarem acabar com Pennywise de uma vez por todas.


CURIOSIDADES

– Na minissérie, é mostrado que Bill é autor de um livro chamado “The Glowing” (O Brilhante), que é uma óbvia brincadeira com O Iluminado (The Shining).

– O nome do guarda-noturno do sanatório é Koontz; uma homenagem ao “rival” literário de King, Dean R. Koontz.

– O filme que os meninos veem quando derrubam bebida e pipoca nos valentões é “I Was a Teenage Werewolf” (1957).

– Nos comentários do DVD, os atores falam que a caracterização de Tim Curry era tão real e assustadora que eles evitavam ficar perto dele.

– Jonathan Brandis (Bill) atuou no seriado “SeaQuest DSV” (1993), onde Seth Green (Richie) também fez algumas participações.

– Jarred Blancard (o jovem Henry Bowers) detestava ter de xingar Marlon Taylor (o jovem Mike Hanlon) de modo racista. Entre as tomadas que exigiam os xingamentos, Blancard constantemente se desculpava com Taylor.

– Segunda minissérie baseada numa obra de King. A primeira havia sido “Os Vampiros de Salem”, 11 anos antes.

– Tim Curry ficou inicialmente indeciso quanto a aceitar o papel de Pennywise. O ator já estava cansado de interpretar papéis que demandavam horas de maquiagem, como seu personagem no filme “A Lenda” (1985). O diretor Tommy Lee Wallace conseguiu convencê-lo após negociar a quantidade de maquiagem que ele teria de usar.

– O diretor Tommy Lee Wallace admitiu que a segunda parte da minissérie não havia ficado tão boa quanto a primeira, porque era mais emocionante ver as crianças lutando contra Pennywise do que suas versões adultas.

– Muitos dos remédios de Eddie vistos na minissérie pertenciam ao ator Dennis Christopher (que interpretou sua versão adulta).

– O roqueiro Alice Cooper chegou a ser considerado para interpretar Pennywise.

– Tanto Jonathan Brandis (jovem Bill) quanto John Ritter (Ben adulto) faleceram em 2003. Jonathan se suicidou e John sofreu uma dissecção aórtica enquanto gravava o seriado “8 Simple Rules”.

– O diretor Tommy Lee Wallace admitiu que, na época das filmagens, não havia lido o livro de Stephen King. Anos mais tarde, após ler o romance, o diretor avaliou que a minissérie ficou aquém do material original.

– Quando o canal ABC havia anunciado “It: Uma Obra-Prima do Medo” como uma minissérie de seis horas comandada por George A. Romero, o diretor trabalhou por longas horas na pré-produção da adaptação. Todavia, Romero acabou tendo de se afastar do projeto, que estava conflitando com seu trabalho no remake de “A Noite dos Mortos-Vivos”.

– Apesar de ser o grande vilão da minissérie, Pennywise tem menos de 20 minutos de cenas.

– Tim Curry contracenou com Stellan Skarsgård em “A Caçada ao Outubro Vermelho”. Stellan é pai de Bill Skarsgård, que interpretou Pennywise nas adaptações cinematográficas de “It: A Coisa”.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– O ator John Ritter (Ben adulto), que foi um grande fã de Stephen King, leu o roteiro da produção e questionou o porquê da tartaruga Maturin não aparecer no clímax da história. Em resposta, o estúdio perguntou se ele estava louco.


TRAILER