11.22.63


Adaptação do Livro: Novembro de 63 (11/22/63, 2011)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: 11.22.63


Ano de Produção: 2016


Duração: 435 minutos


Episódios: 08


Data de Estreia nos EUA: 15/02/2016


Data de Estreia no Brasil: 01/11/2016


Elenco: James Franco, Sarah Gadon, George MacKay, Daniel Webber, Chris Cooper


Direção: James Franco, James Strong, John David Coles


Sinopse: Encorajado por seu amigo doente, o professor do colegial Jake Epping atravessa uma anomalia temporal e viaja para o Texas dos anos 1960 para tentar impedir o assassinato do presidente John F. Kennedy. À medida que Jake explora os mistérios que cercam o suposto assassino, Lee Harvey Oswald, sua missão é ameaçada não apenas pelo próprio Oswald, ou pela bela bibliotecária que conquista seu coração, mas também pelo passado em si, que não deseja ser mudado. E se o passado não deseja ser mudado, ele vai contra-atacar… violentamente.


Disponível no Brasil em: DVD, Streaming (HBO Max)


EPISÓDIOS

01- The Rabbit Hole: O professor do colegial Jake Epping é informado por seu amigo Al que ele encontrou uma anomalia temporal capaz de levá-lo ao ano de 1960. Al pede para que Jake viaje no tempo e tente impedir o assassinato do presidente Kennedy em 1963. Quando Jake concorda, Al explica que ele mesmo já havia tentado salvar JFK, mas acabou falhando. Munido com as orientações do amigo para evitar os mesmos erros, Jake volta a 1960, mas percebe que cada alteração que faz na história, o passado entra em ação para revidar.

02- The Kill Floor: Jake decide fazer a diferença ao salvar a família de seu aluno Harry Dunning, que foi assassinada pelo pai de Harry, Frank. Graças ao ataque que sofreu, Harry cresceu com sequelas. Decidido a impedir o trágico destino do amigo, Jake faz um desvio em seu plano de salvar JFK.

03- Other Voices, Other Rooms: Em sua jornada no passado, Jake faz amizade com Bill Turcotte. O rapaz acaba descobrindo que Jake é do futuro e resolve auxiliá-lo em seu plano de impedir o assassinato de Kennedy. Para tanto, os dois se mudam para Fort Worth, uma pequena cidade próxima a Dallas, onde construirão uma vida dupla e iniciarão os preparativos para espionarem um de seus maiores alvos Lee Harvey Oswald. Durante suas desventuras, Jake conhece Sadie Dunhill, uma bibliotecária que conquista seu coração.

04- The Eyes of Texas: Enquanto o romance entre Jake e Sadie floresce, a conspiração de segredos que cerca o imprevisível Lee Harvey Oswald não para de crescer. Nesse ínterim, o ex-marido violento de Sadie retorna à cidade. Ele se recusa a consolidar o divórcio com a moça e se prova uma ameaça real à vida dela e de Jake.

05- The Truth: Jake e Bill iniciam a operação para descobrir se Lee Harvey Oswald agiu sozinho no atentado à vida do general Walker. Entretanto, o passado não quer ser alterado e não facilitará a vida da dupla. Logo, Jake se vê refém do ex-marido de Sadie, e os dois lutam até a morte. No conflito, Sadie acaba tendo seu rosto desfigurado. Cheio de remorso, Jake resolve lhe contar toda a verdade.

06- Happy Birthday, Lee Harvey Oswald: Jake fica abismado ao perceber que Bill se envolveu com Marina Oswald pelas costas de Lee Harvey, de quem virou amigo. Temendo que Bill o traia e se torne um segundo atirador, Jake toma medidas drásticas. Após descobrir que Oswald está agindo sozinho e sem o apoio da CIA, Jake resolve matá-lo. O passado novamente entra em ação para impedir Jake de alterar a história.

07- Soldier Boy: Jake acorda do coma a poucos dias do assassinato de Kennedy. O rapaz está sofrendo de amnésia após a surra que levou. Sadie tenta ajudá-lo a recuperar a memória. Para tanto, leva Jake para visitar Bill no manicômio. O encontro entre os dois, contudo, tem um desfecho trágico. Mais tarde, uma visita ao lar dos Oswald reacende as memórias de Jake.

08- The Day in Question: No dia em que John Kennedy deverá ser morto, Jake e Sadie lutam para alcançar o prédio onde Oswald está escondido para selar o destino do presidente. O passado, contudo, continua trabalhando para atrapalhar e impedir a dupla de chegar ao assassino. No momento decisivo, Jake descobre que, para alterar o passado, terá de sacrificar tudo o que tem.


CURIOSIDADES

– A cena em que Jake segue o russo até o discurso eleitoral de JFK utilizou gravações reais do discurso proferido pelo ex-presidente naquele dia e local.

– A cada episódio, a abertura da minissérie sofre pequenas alterações refletindo as mudanças na linha do tempo causadas por Jake.

– A história que Jake conta a Mimi são tiradas dos filmes “O Poderoso Chefão – Parte II” (1974) e “O Poderoso Chefão – Parte III” (1990).

– O carro em que Sadie Dunhill entra no primeiro episódio é um Plymouth Fury 1958 vermelho igual a Christine.

– No primeiro episódio, Jake profere a frase “eu sou o fã número um dele”, uma provável alusão à personagem Annie Wilkes, de Misery: Louca Obsessão.

– Em certo momento, o falecido diretor Jonathan Demme, de “O Silêncio dos Inocentes” (1991), esteve perto de dirigir uma versão cinematográfica de Novembro de 63. Contudo, diferenças criativas com Stephen King causaram seu afastamento do projeto.

– Na abertura da minissérie, é possível ver o cartão do Homem do Cartão Amarelo contendo a imagem de uma serpente comendo a própria cauda. Este símbolo é conhecido como “Ouroboros”, e simboliza a natureza cíclica do universo.

– Daniel Webber, que interpretou Lee Harvey Oswald, e Lucy Fry, que interpretou Marina Oswald, namoraram na vida real.

– Quando Sadie pergunta a Jake qual é a escola que ele frequentou, o rapaz responde “Bates”. A Bates High School é a escola na qual Carrie estuda no filme “Carrie, a Estranha” (1976).

– Primeira colaboração entre J.J. Abrams e King; a segunda foi o seriado “Castle Rock” (2018-2019) e a terceira a minissérie “Lisey’s Story” (2021).


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– Imitando Marty McFly, de “De Volta para o Futuro”, Jake ganha a vida no passado apostando em eventos esportivos cujos resultados ele já sabe.

– Em determinado momento, Jake conta a Sadie que nasceu em 1978. Este é o mesmo ano em que nasceu o ator James Franco.

– A atriz Annette O’Toole, que interpreta Edna Price no segundo episódio, deu vida à personagem Beverly Marsh na minissérie “It: Uma Obra-Prima do Medo” (1990). A escalação da atriz pode ser uma brincadeira com o romance Novembro de 63, visto que, ao viajar no tempo, Jake acaba cruzando o caminho de Bev.

– No romance, o portal leva Jake ao ano de 1958. Na minissérie, o destino é o ano de 1960.

– Quando Jake e Sadie entram no depósito de livros para evitar o assassinato de Kennedy, a palavra “REDRUM” pode ser vista na parede ao pé da escada em que eles sobem; referência ao romance O Iluminado.

– No último episódio, quando Jake retorna a 2016 pela primeira vez, é possível ver as palavras “Captain Trips” (o vírus de A Dança da Morte) pichadas em um prédio à distância.


TRAILER