Voo Noturno


Adaptação do Livro: ———-


Adaptação do Conto: O Piloto da Noite (The Night Flier, 1988)


Título Original: The Night Flier


Ano de Produção: 1997


Duração: 94 minutos


Data de Estreia nos EUA: 07/11/1997


Data de Estreia no Brasil: 06/02/1998


Elenco: Miguel Ferrer, Julie Entwisle, Michael H. Moss, Dan Monahan, John Bennes


Direção: Mark Pavia


Sinopse: Richard Dees é um ambicioso e inescrupuloso jornalista cuja carreira necessita urgentemente de um furo de reportagem; algo que ele faria de tudo para conseguir. Sua sorte, porém, está para mudar. Rumores de que um serial killer que tem atacado pessoas em diferentes aeroportos do país começam a surgir. Dees embarca numa perigosa jornada para descobrir a verdade, enquanto é rivalizado por uma repórter iniciante que quer chegar primeiro à fonte da carnificina. Todavia, como Dees logo descobrirá, a matéria do século pode ter um preço alto, pois o responsável pelos assassinatos é uma criatura antiga com uma extrema predileção por beber sangue humano.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix)


CURIOSIDADES

– Na cena em que Katherine olha as revistas sobre Dees, é possível ver cópias da “Inside View” que contêm referências a outras histórias escritas por King:

a) “Springhill Jack Strikes Again!” (Jack Calcanhar-de-Mola Ataca Novamente!), do conto “Primavera Vermelha” (Strawberry Spring);

b) “Headless Lamaze Leads To Successful Birth!” (“Método Lamaze em Mulher sem Cabeça Resulta em Parto Exitoso), da noveleta “O Método Respiratório” (The Breathing Method);

c) “Kiddie Cultists in Kansas Worship Creepy Voodoo God!” (Crianças Cultistas no Kansas Adoram Deus Horripilante do Vodu), do conto “As Crianças do Milharal” (Children of the Corn);

d) “Satanic Shopkeeper Sells Gory Goodies!” (Comerciante Satânico Vende Artigos do Mal), do romance Trocas Macabras (Needful Things);

e) “Naked Demons Levelled My Lawn!” (Demônios Pelados Cortaram Minha Grama!), do conto “O Homem do Cortador de Grama” (The Lawnmower Man);

f) “The Ultimate Killer Diet! Gypsy Curse Flays Fat Lawyer’s Flesh” (A Derradeira Dieta de Matar! Maldição Cigana Emagrece Advogado Obeso), do romance A Maldição (Thinner).

– Na cena do bar, Dees fala a Katherine sobre uma matéria que envolveu uma professora que matou seus alunos de cinco anos por acreditar que eles estavam tramando para assassiná-la. Esta premissa é bastante parecida com a do conto “Que Sofram as Criancinhas”, que consta na antologia Pesadelos e Paisagens Noturnas, mesmo livro em que “O Piloto da Noite” pode ser lido.

– O diretor Mark Pavia queria que Stephen King fizesse uma pontinha como o diretor do necrotério, mas o autor estava ocupado promovendo um de seus livros.

– Richard Dees também é o repórter que tenta ganhar uma entrevista com o vidente Johnny Smith no romance A Zona Morta.

– Várias das fotos de assassinatos na sede da revista são reais, incluindo a horrível imagem de uma prostituta mutilada. As fotos foram tiradas de um álbum de um detetive de homicídios que trabalhou em Los Angeles, dos anos 1930 aos anos 1950. Mais tarde, elas foram publicadas em um livro chamado “Death Scenes”.

– Apesar de ter sido programado para estrear nos cinemas no início de 1998, o filme foi exibido na televisão pelo canal HBO no final de 1997.

– Foram dados ao diretor Mark Pavia apenas 30 dias para filmar o longa. Ele conseguiu finalizar o trabalho em 29 dias.

– Mark Pavia e Stephen King discutiram uma possível sequência cujo subtítulo seria “Fear of Flying” (Medo de Voar), que teria Katherine como protagonista se aprofundando nas origens do Piloto da Noite. Porém, como o primeiro filme foi um fracasso comercial, Pavia não conseguiu financiamento para uma sequência.

– Além de “Voo Noturno”, a atriz Julie Entwistle (Katherine) só apareceu em mais um filme em toda a sua carreira: “Será Que Ele É?”, também de 1997.


TRAILER