Olhos de Gato


Adaptação do Livro: ———


Adaptação do Conto: O Ressalto (The Ledge, 1976); Ex-Fumantes, Ltda. (Quitters, Inc.)


Título Original: Cat’s Eye


Ano de Produção: 1985


Duração: 94 minutos


Data de Estreia nos EUA: 12/04/1985


Data de Estreia no Brasil: 01/05/1985


Elenco: Drew Barrymore, James Woods, Robert Hays, Kenneth McMillan, Alan King, Candy Clark


Direção: Lewis Teague


Sinopse: “Olhos de Gato” é uma antologia de três histórias criadas por Stephen King cujo elo é um gatinho que está tentando encontrar uma garotinha em apuros. A primeira das histórias é “Ex-Fumantes, Ltda.”, onde um fumante inveterado tenta um novo procedimento para se livrar do vício do tabaco, mas é surpreendido pelas punições extremas da empresa contra aqueles que “escorregam” no tratamento. No segundo segmento, “O Ressalto”, um instrutor de tênis é obrigado a dar a volta em um prédio pisando apenas no estreito ressalto que o rodeia. Caso se recuse, ele será morto imediatamente pelo homem cuja esposa o traiu com o instrutor. Por fim, em “O General”, o gatinho chega à cidade de Wilmington, na Carolina do Norte, onde encontra a garotinha que lhe pedia ajuda. Ela precisa de sua proteção contra um malvado troll que vive atrás do rodapé do seu quarto.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix)


CURIOSIDADES

– Há diversas referências à obra de King no filme: James Woods assiste a “Na Hora da Zona Morta” (1983) e pergunta “Quem escreveu essa porcaria?”; o gato é perseguido por um São Bernardo e é quase atropelado por um Plymouth Fury vermelho e branco com um adesivo que diz “Eu sou Christine”; a mãe de Amanda lê o livro Cemitério Maldito na cama (Pet Semetary).

– Dos três segmentos, apenas “O General” não é baseado em um conto.

– Cressner promete ao personagem de Robert Hays que se ganhar o desafio, ele ficará com “a garota, o relógio de ouro e tudo mais”. Esta é uma referência ao telefilme “The Girl, the Gold Watch & Everything” (1980), no qual Hays estrelou.

– Stephen King escreveu o roteiro com Drew Barrymore em mente devido à atuação da menina em “Chamas da Vingança” (1984).

– Contra a vontade do diretor, o estúdio cortou o prólogo que mostrava as motivações do gato. Eles consideraram “bobo demais”. Como resultado, várias pessoas ficaram confusas com as conexões entre as histórias.

– No segmento “O Ressalto”, Cressner folheia uma revista em sua mesa de café. A revista é a edição de julho de 1976 da “Penthouse”, onde o conto “O Ressalto” foi publicado pela primeira vez.

– A ponte vista no filme é a Isabel Holmes, localizada em Wilmington, Carolina do Norte. Esta mesma ponte também foi mostrada na adaptação “Comboio do Terror” (1986).

– Stephen King pensou em adaptar o conto “Às Vezes Eles Voltam”, mas Dino De Laurentiis achou a história pesada demais para o filme, que tem uma temática mais cômica e leve. O conto acabou adaptado em um telefilme produzido pelo próprio De Laurentiis, seis anos depois.

– É a primeira adaptação de uma obra (no caso, contos) de Stephen King a receber classificação indicativa PG-13 (liberado para crianças abaixo de 13 anos com orientação dos pais) nos Estados Unidos.


TRAILER