O Sobrevivente


Adaptação do Livro: O Concorrente (The Running Man, 1982)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: The Running Man


Ano de Produção: 1987


Duração: 101 minutos


Data de Estreia nos EUA: 13/11/1987


Data de Estreia no Brasil: 24/03/1988


Elenco: Arnold Schwarzenegger, Maria Conchita Alonso, Yaphet Kotto, Richard Dawson


Direção: Paul Michael Glaser


Sinopse: Em 2019, a economia mundial entrou em colapso. Os Estados Unidos fecharam suas fronteiras e se transformaram em um estado militar. Com total controle sobre a imprensa, o governo tenta acalmar a insatisfação da população pobre com programas de televisão. Um destes é “O Sobrevivente”, um show competitivo no qual ex-presidiários lutam contra gladiadores modernos até a morte em busca de um prêmio maior liberdade. Quando Ben Richards, um oficial da polícia, se recusa a tomar parte de um massacre de civis, ele é injustamente preso e forçado a participar do programa onde todas as probabilidades estarão contra ele.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix)


CURIOSIDADES

– Richard Dawson, que interpreta Damon Killian, foi apresentador do famoso programa norte-americano “Family Feud” (1976) por anos.

– Como não poderia deixar de ser, “O Sobrevivente” é mais um filme em que Schwarzenegger profere seu bordão “I’ll be back”.

– No filme, há dois astros que seriam eleitos governadores norte-americanos. Em novembro de 1998, Jesse Ventura foi eleito governador de Minnesota; e em outubro de 2003, Arnold Schwarzenegger foi eleito governador da Califórnia.

– Dolph Lundgren, Christopher Reeve e Patrick Swayze foram cotados para protagonizar o filme.

– O quartel-general do canal ICS é, na verdade, o Filmland Corporate Center; lar da Metro-Goldwyn-Mayer na época das filmagens. A técnica de matte painting foi usada para representar a torre do local.

– No escritório de Killian, há um cartaz de um programa de TV falso chamado “O Barco do Ódio”. Na vida real, Richard Dawson apresentou o programa “The Love Boat” (O Barco do Amor).

– Todos os guardas armados da ICS usam capacetes de batedores de beisebol.

– O grande número de dança no começo do filme foi coreografado por Paula Abdul.

– Quando Rob Cohen comprou os direitos do romance de Richard Bachman, ninguém fazia ideia de que Bachman era Stephen King.

– As cenas do ataque dos helicópteros foram pegas emprestadas da versão de 1976 de “King Kong”.

– Maria Conchita Alonso, Sven-Ole Thorsen, Jesse Ventura e Arnold Schwarzenegger estrelaram filmes da franquia “O Predador”.

– O personagem “Mick”, líder do grupo de refugiados no subterrâneo, é interpretado pelo baterista Mick Fleetwood, do grupo Fleetwood Mac. Seu compatriota no filme, um personagem chamado “Stevie” (interpretado por Dweezil Zappa), é uma óbvia homenagem a Stevie Nicks, cantora do Fleetwood Mac.

– Último filme de Erland van Lidth, o “Dynamo”. Ele faleceu dois meses antes da estreia do filme por problemas cardíacos.


TRAILER