O Aprendiz


Adaptação do Livro: ———-


Adaptação da Noveleta: Aluno Inteligente (Apt Pupil, 1982)


Título Original: Apt Pupil


Ano de Produção: 1998


Duração: 111 minutos


Data de Estreia nos EUA: 23/10/1998


Data de Estreia no Brasil: 04/12/1998


Elenco: Ian McKellen, Brad Renfro, Ann Dowd, David Schwimmer, Bruce Davinson


Direção: Bryan Singer


Sinopse: Todd Bowden é um bonito rapaz, popular no colégio e bastante inteligente. Tão inteligente, de fato, que descobre que seu vizinho, um velhinho chamado Arthur Denker, esconde um passado sombrio. Denker, que na verdade se chama Kurt Dussander, foi um dos altos oficiais de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, responsável pela morte de milhões de judeus. Todd, contudo, não tem a menor intenção de chamar a polícia. O garoto, que também tem uma veia para os ideais monstruosos defendidos pelo Terceiro Reich, pretende chantagear Dussander a lhe contar em primeira mão aquilo que os livros de história nunca o ensinaram. O nazista, por sua vez, não gosta nada da ideia de ser ameaçado por um menino. Um perigoso jogo de gato e rato tem início.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix)


CURIOSIDADES

– A primeira tentativa de adaptar “Aluno Inteligente” aconteceu em 1984. James Mason (que interpretara o vilão Richard Straker na minissérie “Os Vampiros de Salem”) concordou em fazer o papel de Kurt Dussander. O ator, porém, faleceu de um ataque cardíaco antes que as filmagens começassem. Richard Burton foi cotado para substituí-lo, mas morreu em decorrência de uma hemorragia cerebral. Finalmente, em 1987, as gravações da adaptação começaram com Nicol Williamson no papel de Dussander, e Rick Schroder interpretando Todd. O filme, todavia, acabou ultrapassando o orçamento estipulado pelo estúdio com apenas seis semanas de filmagens. O resultado foi que o longa, que já estava 3/4 completo, foi cancelado. Stephen King chegou a assistir a um corte bruto do filme inacabado e afirmou que a adaptação era muito boa.

– O papel de Dussander foi oferecido a Anthony Hopkins, mas o ator resolveu recusá-lo.

– O diretor Bryan Singer e os atores Ian McKellen e Bruce Davison voltariam a se reunir anos depois na franquia “X-Men”. Por ironia do destino, McKellen acabou interpretando Magneto, um personagem de origem judia que foi perseguido durante o Holocausto e cuja família foi morta pelos nazistas.

– Michael Byrne, que interpreta o judeu que reconhece Dussander no hospital, participou de “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) no papel de um nazista.

– Um dos retratos de Dussander na época da Segunda Guerra Mundal é, na verdade, uma foto do nazista Heinrich Himmler. A produção do filme apenas inseriu o rosto de Ian McKellen na imagem.

– De acordo com Ian McKellen, o sotaque de Kurt Dussander foi um dos grandes desafios de sua carreira. O personagem, que viveu na Califórnia por décadas, era um fugitivo nazista. Em outras palavras, McKellen teve que aprender a falar com um sotaque californiano tentando esconder um sotaque alemão.

– No começo do filme, a voz do professor em off-screen pertence ao roteirista Christopher McQuarrie, amigo de infância do diretor Bryan Singer. McQuarrie criou grande amizade com o ator Tom Cruise, roteirizando e dirigindo a maioria de seus últimos filmes, como os longas da franquia “Missão: Impossível”.

– Ian McKellen admitiu ter ficado surpreso por ter sido convidado a interpretar um Kurt Dussander de 75 anos, já que, na época das filmagens, ele só tinha 57 anos.


TRAILER