Louca Obsessão


Adaptação do Livro: Misery: Louca Obsessão (Misery, 1987)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: Misery


Ano de Produção: 1990


Duração: 107 minutos


Data de Estreia nos EUA: 30/11/1990


Data de Estreia no Brasil: 04/03/1992


Elenco: Kathy Bates, James Caan, Lauren Bacall, Richard Farnsworth, Frances Sternhagen


Direção: Rob Reiner


Sinopse: Após finalizar seu mais novo manuscrito, o autor Paul Sheldon sofre um horrível acidente de carro próximo às montanhas geladas do Colorado. O escritor, porém, é salvo por Annie, uma ex-enfermeira que diz ser sua fã número um. Bastante machucado e obrigado a ficar de cama na isolada fazenda da mulher, Paul começa a desconfiar que Annie tem propósitos sombrios.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Blu-Ray, Streaming (Darkflix), VOD (iTunes)


CURIOSIDADES

– Os romances do personagem Paul Sheldon são publicados pela editora Viking; a mesma editora que publicava os livros de King na época.

– Uma fita de vídeo de “Harry & Sally: Feitos um para o Outro” (1989) pode ser vista na loja de conveniência. Este é outro filme dirigido por Rob Reiner.

– O papel de Paul Sheldon foi oferecido a Jack Nicholson, mas ele recusou por se sentir inseguro em fazer outro filme baseado em uma obra de Stephen King, após sua experiência com Stanley Kubrick em “O Iluminado” (1980).

– De acordo com o livro “Four Screenplays”, de William Goldman, o papel de Paul Sheldon também foi oferecido a William Hurt, Kevin Kline, Michael Douglas, Harrison Ford, Dustin Hoffman, Robert De Niro, Al Pacino, Richard Dreyfuss, Gene Hackman, Robert Redford e Warren Beatty; todos eles recusaram.

– O papel de Annie Wilkes foi oferecido a Anjelica Huston. Ela ficou interessada na oportunidade, mas não pôde aceitá-la devido ao seu compromisso com o filme “Os Imorais” (1990). Bette Midler também recusou o papel antes que ele fosse dado a Kathy Bates.

– Uma das primeiras máquinas de escrever de Stephen King tinha um “N” que não funcionava. Esta é a mesma situação pela qual passa o personagem Paul Sheldon.

– O manuscrito que Annie quer queimar tem o título de “Fast Cars” (essa informação só aparece no romance).

– Única adaptação de uma história de Stephen King a ser premiada até hoje com um Oscar; no caso, o Oscar de Melhor Atriz para Kathy Bates.

– James Caan compareceu aos sets de filmagens de ressaca certo dia. Nenhuma das cenas que ele gravou pôde ser utilizada. O diretor Rob Reiner, que não queria causar conflitos, apenas disse que havia ocorrido um problema externo. Quando Caan descobriu que fora o culpado, ele se ofereceu para pagar o dinheiro que o estúdio perdera por sua causa.

– Kathy Bates se sentiu bastante estressada com James Caan porque ele se recusava a ensaiar a maioria das cenas. Bates, que trabalhou bastante no teatro, ficou inconformada com a atitude do colega. Ciente do que estava acontecendo, o diretor Rob Reiner pediu que ela utilizasse tal frustração contra Caan durante sua interpretação.

– Por Misery: Louca Obsessão ser um romance tão pessoal, Stephen King se mostrou relutante em vender os direitos cinematográficos da obra. Apenas quando ficou acordado que o diretor seria Rob Reiner, que havia impressionado o autor em “Conta Comigo” (1986), King ficou tranquilo.


TRAILER