Jogo Perigoso


Adaptação do Livro: Jogo Perigoso (Gerald’s Game, 1992)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: Gerald’s Game


Ano de Produção: 2017


Duração: 103 minutos


Data de Estreia nos EUA: 29/09/2017


Data de Estreia no Brasil: 29/09/2017


Elenco: Carla Gugino, Bruce Greenwood, Henry Thomas, Chiara Aurelia, Kate Siegel


Direção: Mike Flanagan


Sinopse: Na tentativa de salvarem o casamento, Gerald e Jessie Burlingame viajam até uma casa do lago isolada para passarem alguns dias relaxando e apimentando o relacionamento. Durante uma das brincadeiras sexuais, Gerald sofre um ataque cardíaco fulminante e morre. O problema é que, antes de morrer, Gerald algemou Jessie à cabeceira da cama. Agora, a quilômetros de distância da civilização, Jessie só poderá contar consigo mesma para escapar desta horrível situação. Porém, enquanto não consegue encontrar uma saída, ela será testada ao limite por sua própria consciência, que a assombrará com traumas de sua infância e cicatrizes que nunca se fecharam.


Disponível no Brasil em: Streaming (Netflix)


CURIOSIDADES

– O diretor Mike Flanagan faz uma pequena mistura de universos neste filme. Na cena em que Jessie atira um livro contra o cachorro Príncipe, a obra é “Midnight Mass”. Tal romance é escrito pela personagem Maddie, do filme “Hush: A Morte Ouve” (2016), também dirigido por Flanagan.

– Em uma das cenas do filme, Gerald diz a Jessie que “todas as coisas servem ao feixe”, frase bastante utilizada durante a saga A Torre Negra.

– Outra referência ocorre quando Gerald e o pai de Jessie mencionam versões da frase “tomar remédio”, que é algo que Jack Torrance falava na hora de ameaçar sua família em O Iluminado. Coincidentemente, Henry Thomas, que interpreta o pai de Jessie, também faz o papel de Jack Torrance em “Doutor Sono” (2019), a adaptação “kingiana” seguinte de Mike Flanagan.

– A cabeceira da cama de Jessie é a metade inferior do Espelho Lasser visto no filme “O Espelho” (2013), também dirigido por Mike Flanagan.

– Em determinado momento do filme, Jessie pronuncia a frase “Saco de Ossos”, uma referência ao romance homônimo de Stephen King.

– Carla Gugino, Henry Thomas e Kate Siegel se reuniriam novamente com o diretor Mike Flanagan na série “A Maldição da Residência Hill” (2018).


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– No início do filme, enquanto Gerald dirige rumo à sua cabana, escuta-se pelo rádio do carro uma notícia sobre um ladrão de túmulos. Este ladrão, é claro, viria a se revelar o último tormento de Jessie antes de sua liberdade.

– Quando Jessie alucina e vê Gerald, ele se refere ao cão Príncipe como “Cujo”.

– Ao final do filme, Jessie revela que o “homem feito de luar” sofre de acromegalia, que causa um crescimento desproporcional das mãos, pés, testa e queixo. O ator Carel Struycken, que interpretou o vilão, realmente sofre deste distúrbio.

– Em uma possível alusão ao personagem Cuthbert da saga A Torre Negra, o “homem feito de luar” usa um colar com um crânio de gralha, como o companheiro de Roland Deschain fazia.


TRAILER