Eclipse Total


Adaptação do Livro: Eclipse Total (Dolores Claiborne, 1992)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: Dolores Claiborne


Ano de Produção: 1995


Duração: 132 minutos


Data de Estreia nos EUA: 24/03/1995


Data de Estreia no Brasil: ———-


Elenco: Kathy Bates, Jennifer Jason Leigh, Judy Parfitt, Christopher Plummer, John C. Reilly


Direção: Taylor Hackford


Sinopse: Selena St. George é uma jornalista de sucesso que se afastou propositalmente de seu passado. Certo dia, a moça é informada de que sua mãe, Dolores Claiborne, está sendo acusada de assassinato. Relutantemente, Selena volta à sua terra natal, na ilha de Little Tall, na costa do Maine. Tristes cicatrizes são reabertas quando Selena resolve ajudar a mãe a provar sua inocência. Todavia, isso não será uma tarefa fácil, porque um velho e implacável investigador está convencido de que ela é a autora do crime, sobretudo porque esta não é a primeira vez que Dolores Claiborne é acusada de ter matado alguém.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (HBO GO, Darkflix), VOD (Google Play, YouTube, iTunes)


CURIOSIDADES

– Um incêndio nos sets de Nova Escócia, no Canadá, causou um prejuízo à produção de US$ 1 milhão.

– Enquanto filmava a cena entre Dolores e Selena na balsa, a atriz Jennifer Jason Leigh se sentiu enjoada. Uma estudante local foi tirada da sala de aula para atuar como dublê.

– A Castle Rock Entertainment comprou os direitos cinematográficos do romance por US$ 1.5 milhão.

– Para se preparar para o papel, Ellen Muth (a jovem Selena) escreveu um jornal semanas antes das filmagens.

– A balsa no fim do filme se chama “Joshua Slocum”; este é o nome do primeiro marinheiro a circunavegar o globo sozinho.

– Stephen King escreveu a personagem Dolores Claiborne com a atriz Kathy Bates em mente. Bates o impressionou com sua atuação em Louca Obsessão (1990).

– Foi a atriz Helen Mirren (então esposa do diretor Taylor Hackford) quem indicou Judy Parfitt para o papel de Vera Donovan. Parfitt, que só atuava em peças de teatro, era praticamente desconhecida pelo público do cinema. Depois de Parfitt fazer um teste de elenco com Kathy Bates, Bates se virou para Hackford e perguntou estupefata, “Quem era aquela senhora?”. Eles concordaram em dar o papel a Parfitt na mesma hora.

– As tomadas aéreas vistas no início do filme são imagens gravadas para o filme “O Poderoso Chefão – Parte III” (1990).

– Durante a briga, Dolores ameaça mandar Joe à prisão de Shawshank. Mencionada em algumas histórias de King, Shawshank é o palco da noveleta “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank”. O ator Bob Gunton, que em “Eclipse Total” interpreta um banqueiro que Dolores visita, deu vida ao inescrupuloso diretor Norton no filme “Um Sonho de Liberdade”, que adapta a noveleta de Quatro Estações.

– De acordo com o passe de imprensa que Dolores encontra na bolsa de Selena, a jornalista trabalha para a Vanity Fair.

– Um fusca amarelo idêntico ao que o personagem Jack Torrance dirige, no início de “O Iluminado” (1980), pode ser visto na balsa em que Selena está.

– Foi ideia de Christopher Plummer pôr uma cicatriz no nariz do seu personagem.


TRAILER