Doutor Sono


Adaptação do Livro: Doutor Sono (Doctor Sleep, 2013)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: Doctor Sleep


Ano de Produção: 2019


Duração: 152 minutos


Data de Estreia nos EUA: 08/11/2019


Data de Estreia no Brasil: 07/11/2019


Elenco: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Cliff Curtis, Kyliegh Curran, Henry Thomas


Direção: Mike Flanagan


Sinopse: Décadas após escapar da traiçoeira assombração do Hotel Overlook, Dan Torrance cresceu para se tornar um alcoólatra, seguindo os mesmos passos do pai. Apesar de tentar suprimir seus poderes de “iluminado”, Dan logo se vê obrigado a lutar novamente contra o sobrenatural quando descobre que uma gangue de criaturas antigas, conhecida como “Verdadeiro Nó”, tem perseguido uma menina chamada Abra, cuja “iluminação” é uma das mais poderosas já vistas. O Verdadeiro Nó precisa absorver os poderes da garota para continuarem existindo. Dan decide ajudar a menina, mesmo sabendo que sua jornada de redenção pode levá-lo a revisitar antigos fantasmas que o querem morto.


Disponível no Brasil em: DVD, Blu-Ray, Streaming (HBO GO), VOD (Google Play, Microsoft Store, YouTube, iTunes), Versão do Diretor (Google Play)


CURIOSIDADES

– O filme possui uma “versão do diretor” com 181 minutos. Ela é dividida em seis capítulos (um artifício utilizado por alguns diretores, como Quentin Tarantino). Os capítulos são: 1) Velhos Fantasmas (Old Ghosts); 2) Demônios Vazios (Empty Devils); 3) Pequena Espiã (Little Spy); 4) Gire, Mundo (Turn, World); 5) Truques Baratos (Parlor Tricks); 6) O Que Foi Esquecido (What Was Forgotten).

– Danny Lloyd, que interpretou Danny Torrance na adaptação de Stanley Kubrick, faz uma pontinha neste filme como um dos torcedores no jogo de beisebol.

– Mike Flanagan recriou os sets do Hotel Overlook após conseguir as plantas do local com o espólio de Stanley Kubrick.

– O escritório do Dr. John Dalton, no qual Dan é entrevistado para o emprego de servente do hospital, é idêntico ao de Stuart Ullman, quando Jack Torrance é entrevistado para o emprego de zelador do Overlook, no filme de Kubrick.

– Na cena em que Dan segue a gatinha Azzie no hospital, ele está lendo a mesma revista que seu pai, Jack Torrance, lia enquanto esperava para ser entrevistado por Stuart Ullman.

– Mike Flanagan precisou convencer Stephen King a vender os direitos cinematográficos do livro, porque queria fazer um filme que fosse uma sequência do longa de Kubrick. King, é claro, detestou a versão de 1980 de “O Iluminado”, mas concordou quando Flanagan contou que seu plano era misturar os elementos do filme de Kubrick aos criados pelo autor em O Iluminado e Doutor Sono, na intenção de agradar tanto o público que gostou do filme, quanto aqueles que preferem os livros.

– Ewan McGregor, Dan Stevens, Chris Evans, Matt Smith e Jeremy Renner conheceram Stephen King e discutiram o papel de Dan Torrance enquanto o filme ainda estava em pré-produção. O diretor Mike Flanagan, todavia, acabou escolhendo McGregor para o papel.

– O número da casa de Abra é 1980, em homenagem ao ano do lançamento do filme de Kubrick.

– Carel Struycken, que interpreta Vovô Flick, fez o papel do “Homem Feito de Luar” na adaptação “Jogo Perigoso” (2017), também dirigida por Mike Flanagan.

– Mais de 800 meninas fizeram o teste de elenco para o papel de Abra Stone.

– Acima da cama de Abra, há um animal feito de balão que se parece com a letra “K”. Ao lado dele, há uma grande letra “A”, formando a palavra “Ka”.

– Quarta adaptação baseada numa obra de King da qual o ator Henry Thomas participa. Ele esteve no episódio da minissérie “Pesadelos e Paisagens Noturnas” (2006) que adapta o conto “O Fim da Confusão Toda”; em “Desespero” (2006); e em Jogo Perigoso (2017).


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– Sabendo que tinha uma enorme responsabilidade em mãos, o ator Henry Thomas assistiu à interpretação de Jack Nicholson centenas de vezes para tentar replicar a linguagem corporal e a dicção do ator.

– A replicação da cena do elevador jorrando sangue foi feita digitalmente por computador. O único ajuste foi levantar o ponto de vista da câmera para deixá-lo na altura de Rose.

– O nome da gatinha no filme é Azzie, apelido de Azrael, conhecido como o Anjo da Morte, que é, basicamente, a função da felina na história.

– Em um flashack, Hallorann diz a Danny que o “Ka é como uma roda”, fazendo referência a um dos grandes ditados da saga A Torre Negra.

– Do lado de fora do cinema de onde Andi sai, é possível ver um cartaz com a inscrição “Joe Collins Live”. Joe Collins é o alter-ego de Dandelo, uma criatura pertencente à saga A Torre Negra, que, assim como os integrantes do Verdadeiro Nó, se alimenta de emoções. No caso deste vilão, porém, seu alimento é a risada.

– A empresa que é dona da frota de ônibus que Dan e Abra pegam se chama “Tet Transit”, em referência à série A Torre Negra. Além disso, o número na camisa que o jovem Bradley Trevor (Jacob Tremblay) usa é 19; ele é assassinado pelo Verdadeiro Nó em um parque industrial da empresa LaMerk Industries, que, na saga de Roland Deschain, é uma companhia aliada ao Rei Rubro.

– Após detestar o final (e o filme, em geral) de Kubrick, Stephen King finalmente teve seu final para O Iluminado adaptado neste filme; é com a explosão da cadeira do Overlook que o clímax é concluído.

– Quando Abra lê sobre o desaparecimento de Bradley Trevor, é dito que ele sumiu no dia 21 de setembro, aniversário de Stephen King.

– Quando Dan adentra o Salão Dourado do Overlook, é possível ver o Espelho Lasser do filme “O Espelho” (2013), de Mike Flanagan, pendurado no corredor à direita.

– De acordo com Mike Flanagan, a atuação do ator Jacob Tremblay foi tão forte durante a cena de sua morte, que a atriz Rebecca Ferguson saiu tremendo da cena.

– Henry Thomas precisou raspar o cabelo e usar uma peruca para se aproximar do visual de Jack Nicholson.

– O número do quarto do primeiro paciente que Dan ajuda é 217; o mesmo que o do quarto da assombração da mulher nua no Overlook.

– A sequência em que Dan sobe as escadarias do Overlook segurando um machado enquanto recua de Rose, a Cartola, é praticamente igual à cena do filme de Kubrick, quando Jack, segurando um machado, sobe as escadarias enquanto Wendy recua.


TRAILER