A Metade Negra


Adaptação do Livro: A Metade Sombria (The Dark Half, 1989)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: The Dark Half


Ano de Produção: 1993


Duração: 122 minutos


Data de Estreia nos EUA: 23/04/1993


Data de Estreia no Brasil: 10/12/1993


Elenco: Timothy Hutton, Amy Madigan, Michael Rooker, Julie Harris, Robert Joy, Beth Grant


Direção: George A. Romero


Sinopse: Thad Beaumont é um escritor de relativo sucesso, casado e pais de gêmeos. Um belo dia, um leitor descobre que Thad é a mão por trás de George Stark, um misterioso autor de romances violentos que ninguém jamais viu, mas cujos livros fazem grande sucesso. Definindo que é hora de divulgar seu segredo, Thad convoca a imprensa para admitir sua dupla identidade literária e proclamar a morte de George. Para provar que resolveu descartar seu pseudônimo de vez, o escritor cava um túmulo simbólico para sua metade sombria. O que Thad não esperava, porém, é que, de alguma forma, Stark criasse vida própria e saísse da cova querendo vingança. Determinado a destruir a vida de Thad e tomar seu lugar, George Stark não parará por nada até conquistar seu objetivo, mesmo que isso signifique deixar uma trilha de sangue para trás.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix, MGM), VOD (iTunes)


CURIOSIDADES

– “A Metade Negra” foi filmado em 1991, mas o estúdio (Orion Pictures) só conseguiu financiamento para lançá-lo dois anos depois.

– Último filme do ator Royal Dano.

– No prólogo do filme, Thad Beaumont é mostrado escrevendo histórias, indicando a carreira que pretende seguir. O título de seu primeiro conto é “Here There Be Tygers”. Stephen King escreveu um conto com o mesmo nome (“Aqui Há Tigres”) que pode ser lido na antologia Tripulação de Esqueletos.

– 4.500 mil pássaros da raça degolado foram usados como pardais no filme. As aves consumiam 45 quilos de ração e 15 galões de água por dia.

– Todas as locações foram escolhidas nos arredores de Pittsburgh, Pensilvânia, por ficarem perto da casa do diretor George A. Romero.

– Aproximadamente 2 mil degolados foram soltos nos sets da casa dos Beaumont para as cenas finais do filme.

– Os atores John Hurt e Michael Gough foram cotados para fazerem pequenas participações no filme.

– De acordo com o diretor George A. Romero, Timothy Hutton foi uma pessoa difícil de se lidar em alguns momentos. O ator chegou a abandonar o projeto por alguns dias.

– Lançado no mesmo ano que “Trocas Macabras”, com que compartilha os personagens Alan Pangborn e Norris Ridgewick. Em “A Metade Negra”, eles foram interpretados, respectivamente, por Michael Rooker e Zachary Mott. Já em “Trocas Macabras”, os personagens ganharam vida com Ed Harris e Ray McKinnon.


TRAILER