A Maldição


Adaptação do Livro: A Maldição (Thinner, 1984)


Adaptação do Conto: ———-


Título Original: Thinner


Ano de Produção: 1996


Duração: 93 minutos


Data de Estreia nos EUA: 25/10/1996


Data de Estreia no Brasil: ———-


Elenco: Robert John Burke, Joe Mantegna, Kari Wuhrer, Lucinda Jenney, Michael Constantine


Direção: Tom Holland


Sinopse: O obeso advogado Billy Halleck tem uma bela família; uma bela casa e um belo emprego. Mas tudo isso está para ser tirado dele. Quando Billy acidentalmente atropela e mata uma cigana, a última coisa que lhe passa pela cabeça é ser preso. O corrupto advogado compra seu próprio julgamento e escapa da Justiça. Acreditando estar livre para continuar vivendo tranquilamente, Billy é abordado pelo pai da mulher que vitimou. Para sua surpresa, o velho passa a mão em seu rosto e profere as seguintes palavras: “mais magro”. Com a passagem dos dias, Billy percebe que está emagrecendo. A princípio acreditando se tratar de algo natural, ele logo descobre que está enganado; terrivelmente enganado. Uma maldição lhe foi imposta e o advogado começa a entender que sua perda de peso não vai parar. Correndo contra o tempo, Billy precisa encontrar o cigano que lhe rogou a praga e implorar seu perdão, ou logo definhará até os ossos.


Disponível no Brasil em: VHS, DVD, Streaming (Darkflix), VOD (Google Play, Microsoft Store, YouTube, iTunes)


CURIOSIDADES

– Durante a produção, o diretor Tom Holland contraiu um vírus que lhe fez sofrer de paralisia de Bell, imobilizando metade do seu rosto. Os efeitos da doença poderiam ter sido minimizados se ele houvesse tomado uma injeção de esteroides imediatamente. Os produtores, todavia, insistiram para que ele continuasse trabalhando. Holland só conseguiu ser liberado para ver um médico 36 horas depois. O resultado foi que levou mais de um ano e meio para o diretor se recuperar totalmente.

– O filme deveria ter estreado em 3 de maio de 1996, mas o estúdio atrasou o lançamento para outubro devido às reações negativas dos testes de público, que clamaram por mais violência e um novo final. Em abril, a equipe voltou ao Maine para refilmar algumas cenas durante seis dias.

– Em mais uma de suas participações, Stephen King interpreta neste filme um farmacêutico que vende um remédio para Taduz Lemke, e mais tarde testemunha no julgamento de Billy Halleck.

– Robert John Burke, que usou maquiagem e enchimento para interpretar a versão obesa de Billy Halleck, perdeu nove quilos para interpretar a versão mais magra do personagem.

– Dependendo do estado de deterioração de Billy, o ator Robert John Burke precisava ficar até seis horas na cadeira de maquiagem.

– Tom Holland levou seis anos para conseguir adaptar A Maldição. Parte dos motivos que o impediam era o medo dos executivos e produtoras de que o público ligasse a magreza do protagonista à recente epidemia de AIDS que acometia o mundo entre a década de 1980 e 1990.

– Joe Mantegna, que interpreta Richie Ginelli neste filme, foi convidado, tempos depois, para narrar o audiobook de A Maldição.

– Foi escolha de Tom Holland filmar o longa no Maine. A história em A Maldição ocorre em Connecticut.

– O filme foi orçado em US$ 17 milhões.

– Tom Holland precisou reescrever o roteiro de Michael McDowell mais de dez vezes até que o estúdio desse o sinal verde para a produção começar.

– O ator que interpreta o juiz Cary Rossington (John Horton), é o mesmo que dá vida ao juiz que condena Andy Dufresne (Tim Robbins) em “Um Sonho de Liberdade”.


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– Após atropelar a filha de Taduz Lemke, Billy olha desesperado para seu para-brisa ensaguentado. Nesta tomada, é possível ver os limpadores do para-brisa criando o borrão de um rosto de palhaço, bastante similar ao de Pennywise, ao tentar limpar o sangue.

– O final original, em que Billy fracassa em sua jornada, foi odiado pelo diretor Tom Holland e pelos presentes nos testes de público. O estúdio, então, resolveu filmar um final mais feliz para o personagem.


TRAILER