1408


Adaptação do Livro: ———-


Adaptação do Conto: 1408 (1408, 1999)


Título Original: 1408


Ano de Produção: 2007


Duração: 104 minutos


Data de Estreia nos EUA: 22/06/2007


Data de Estreia no Brasil: 02/11/2007


Elenco: John Cusack, Samuel L. Jackson, Mary McCormack, Tony Shalhoub, Len Cariou


Direção: Mikael Håfström


Sinopse: Após a morte da filha, o escritor Mike Enslin se torna obcecado pela vida após a morte. Ele resolve usar seu trabalho para escrever livros sobre locais supostamente assombrados, na tentativa de encontrar respostas que aliviem seu luto. Enslin, porém, nunca se viu frente a frente com algum evento sobrenatural, portanto, começa a desacreditar que possa existir algo além da morte. Isso, todavia, está prestes a mudar. O autor recebe um convite para se hospedar no quarto 1408 do Hotel Dolphin, que dizem concentrar algumas das mais perigosas aparições já registradas. Cético, Mike resolve pôr o 1408 à prova, mas o que ele encontrará no interior do quarto é algo que ele jamais poderia estar preparado para encarar.


Disponível no Brasil em: DVD, Blu-Ray, Streaming (Amazon Prime)


CURIOSIDADES

– A atriz Kate Walsh foi originalmente contratada para o papel de Lily, mas teve de recuar por conflitos de agenda; ela estava gravando o seriado “Grey’s Anatomy” (2005).

– No filme, há muitas referências ao número 13: a soma dos números do quarto dá 13; o quarto está no 14° andar porque o hotel pula o 13° (tecnicamente, o 1408 está no 13° andar); na tranca do quarto está inscrito o número 6214, cuja soma também dá 13; a primeira morte no 1408 aconteceu em 1912, data cuja soma dos números resulta em 13; o endereço do hotel é 2254 (soma dos números também dá 13), Lexington Street, Nova York.

– É dito que uma das primeiras vítimas do 1408 se chamava Grady. Este era o nome de um dos personagens de O Iluminado, outra história de Stephen King sobre um hotel assombrado.

– Quando o relógio começa a contagem regressiva de 60 minutos, o filme completa exatamente 1 hora de duração.

– O machado que o bombeiro usa para arrombar a porta do 1408 é o mesmo que Jack Nicholson usou em “O Iluminado” (ambos os filmes foram gravados no mesmo estúdio: Elstree, em Londres).

– Enquanto assina seus livros, Mike diz “Stay Scared” (Se mantenha com medo). Essa era uma frase usada pelo saudoso diretor George A. Romero.

– Em determinada cena, Mike diz no gravador, “quartos de hotel são assustadores por natureza, não acha? Digo, quantas pessoas dormiram nesta cama antes de você? Quantas delas estavam doentes? Quantas estavam enlouquecendo?”. Isto é palavra por palavra do que Stephen King escreve na nota introdutória do conto “1408”, na antologia Tudo é Eventual.

– A garrafa que Olin oferece a Mike se chama “Les Cinquant Sept Décès”. Em francês significa, literalmente, “As Cinquenta e Sete Mortes”. Logo depois, é dito que houve 56 mortes no 1408.

– Mary McCormack estava grávida durante as gravações do filme, o que explica suas cenas serem enquadradas acima da barriga.

– Enquanto Mike lê os arquivos de Olin, ele passa por uma página que diz “Meu irmão foi devorado pelos lobos em Connecticut.” Essa é uma referência a algo que Mike fala para seu gravador no conto.

– Keanu Reeves foi cotado para protagonizar o filme antes de John Cusack.

– Em sua versão normal, o DVD tem a duração de 104 minutos e 8 segundos, fazendo o cronômetro no tocador de DVDs parar exatamente em 1:44:08.

– Mike abre a Bíblia do quarto aleatoriamente e para no Capítulo 11 do livro Samuel 2:11 (números somados, 13).


CURIOSIDADES COM SPOILERS

– O filme contém múltiplos desfechos. O mais comum é o que Mike escapa do 1408 e, juntamente a Lily, consegue escutar a voz de Katie no gravador queimado. O segundo final é praticamente o mesmo, com a exceção de que Lily não consegue escutar a voz da filha, apenas Mike. No terceiro final, ele não consegue escapar do 1408. No enterro do escritor, o Sr. Olin comparece à solenidade, e toma um susto ao ver a imagem de um Mike completamente queimado em seu espelho retrovisor. Depois é mostrado que a alma de Mike está eternamente condenada a permanecer no 1408.


TRAILER